1 1 1 1 1

VMhistsecular2A Ilha da Madeira foi descoberta nos tempos áureos dos descobrimentos portugueses, em 1419, tendo-se desde logo desbravado terras e ocupado solos com cultura de trigo, vinha e cana. A história do Vinho Madeira começa aqui e vai acompanhar ao longo dos séculos o desenvolvimento da própria ilha.

Registos históricos demonstram que 25 anos após o início da colonização, as exportações de Vinho Madeira eram já uma realidade.

O Vinho Madeira nasce para o mundo e a sua história é marcada pela sua passagem nas mais variadas partes do globo, onde continua a ser admirado e reconhecido.

VMhistsecular1Mais de cinco séculos de existência permitem contar uma história de internacionalização que passa pelas mais diversificadas rotas de exportação, consoante as conjunturas internacionais, em que, a par das exportações para a Europa, o grande destaque vai para as rotas com destino às Índias e Américas, entre os séculos XVI e XVIII, e que no último caso se mantêm até aos nossos dias. A fama e prestígio deste Vinho podem ainda ser atestados por inúmeros episódios, entre os quais a celebração da independência dos Estados Unidos, em 1776, que foi comemorada com um brinde de Vinho Madeira.

Ao longo dos séculos os processos de produção vão-se alterando e aperfeiçoando. No século XVIII é introduzido o método de envelhecimento conhecido por estufagem, que irá caracterizar definitivamente o Vinho Madeira, até aos nossos dias.

Muitas foram as personalidades, estadistas e personagens míticas que se deixaram deslumbrar por este Vinho, de que são exemplos emblemáticos George Washington e Thomas Jefferson, que eram profundos conhecedores de Vinho Madeira, ou Winston Churchill que nas suas visitas à ilha teve oportunidade de o conhecer e apreciar. Mas são também conhecidas as referências ao Vinho Madeira em obras literárias, tais como as de Shakespeare.

Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira