1 1 1 1 1

AgroSenseLab presente no evento “Sabores e Aromas da Festa Madeirense” na escola Apel

sabores e aromas da festa madeirense APEL 9 sabores e aromas da festa madeirense APEL 6 Integrado no evento “Sabores e Aromas da Festa Madeirense”, que decorreu nos passados dias 14 e 18 de dezembro, e em parceria com a Escola APEL, a Direção Regional de Agricultura promoveu a realização de uma ação de divulgação junto dos alunos, professores, auxiliares de ação educativa, encarregados de educação e outros trabalhadores daquela escola, sobre as atividades desenvolvidas pela AgroSenseLab – Câmara de Provadores dos Produtos Agrícola e Agroalimentares da Região Autónoma da Madeira e sobre a sua importância na promoção da qualidade e genuinidade dos produtos tradicionais madeirenses.

A AgroSenseLab é um órgão colegial da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas/Direção Regional de Agricultura, cuja ação se baseia na análise sensorial dos produtos agroalimentares da RAM.

Neste evento, os membros da AgroSenseLab procuraram demonstrar algumas das suas atividades e sensibilizar o público presente para estas ações.

Assim, os participantes do evento foram convidados a realizar duas atividades diferentes, mas complementares:

- A atividade 1 tinha por objetivo a identificação de 12 dos “Aromas da Festa Madeirense”, pré-identificados pela AgroSenseLab de entre os produtos típicos do nosso Natal, e que permitia a atribuição de um “Certificado de Reconhecimento de Aptidões Sensoriais” a todos os participantes que pudessem identificar pelo menos sete desses aromas.

 

sabores e aromas da festa madeirense APEL 3 - A atividade 2 visava a descrição pelos participantes dos atributos de aspeto, aroma, sabor e textura de um produto à sua escolha, de entre as frutas e iguarias típicas do Natal que estavam expostos no evento e que permitia igualmente a atribuição de um “Certificado de Reconhecimento de Aptidões Sensoriais” a todos os participantes que, no mínimo, identificassem corretamente quatro dos atributos que caracterizam o produto em causa.

Merece especial destaque a grande adesão do público presente nestas atividades, sobretudo por parte dos alunos, sendo que nas quatro horas em que decorreram as provas, em cada um dos dias do evento, foram atribuídos um total de 150 certificados.

Também no âmbito deste evento, foi realizada no dia 12 de dezembro uma palestra aos alunos do curso técnico de turismo sobre a importância da AgroSenseLab na valorização dos produtos agroalimentares tradicionais e/ou inovadores regionais, sobre quais os requisitos necessários para que uma pessoa possa integrar uma Câmara de Provadores como esta e ainda sobre quais as atividades que a AgroSenseLab desenvolve no âmbito das suas atribuições.

No fim das atividades do evento, os promotores e os participantes concluíram que esta foi uma parceria muito interessante e bem-sucedida.

 

Zita Maria de Caires Vasconcelos
Coordenação da AgroSenseLab
Direção Regional de Agricultura