1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

O trator agrícola - um herói sem notoriedade (conclusão)

O trator agrícola

grandes invencoes trator 1

O trator é uma máquina automóvel que tem como principal função a de arrastar alfaias agrícolas (charruas de aivecas, charruas de discos, etc.) que, por sua vez, executam lavouras agrícolas assumindo-se deste modo como um meio de facilitar e rentabilizar a atividade agrícola para quem a executa.

Os tratores podem auxiliar o agricultor no transporte de carga, quando se lhes é atrelado um reboque, ou também noutro tipo de atividades, se acoplarmos atomizadores e pulverizadores.

grandes invencoes trator grupo gerador de potencia Estes equipamentos, como alfaias agrícolas, pulverizadores, atomizadores e reboques são acoplados ao trator por meio da Tomada de Força (TDF).

A TDF é um mecanismo, ligado ao veio do motor, localizado na traseira do trator, que lhe permite acoplar (engatar) diversos equipamentos, consoante o tipo de trabalho (transporte, preparação da terra para sementeira, etc.), que se pretenda executar.

Os tratores, para além da atividade agrícola, também podem ser utilizados na movimentação de grandes quantidades de solo (ou terra), como é o caso dos bulldozers, tratores com pás carregadoras e escavadoras de grande porte (ou tamanho).

Note-se que as escavadoras são também importantes na atividade agrícola, já que podem executar cavas a grande profundidade em solos agrícolas.

A constituição e morfologia original do trator, apesar da evolução ao longo dos seus séculos de existência e utilização, mantêm-se inalteradas, não por falta de criatividade do intelecto humano, mas sim por ser uma máquina tão eficiente e idealizada com o “carimbo” de excelência.

 

grandes invencoes trator 2

O trator agrícola foi das invenções que mais contribuíram para o desenvolvimento da sociedade moderna porque:

- melhorou, em primeiro lugar, as condições de trabalho do trabalhador agrícola;

- aumentou a produtividade agrícola das explorações à escala planetária;

- permitiu utilizar grandes áreas de terreno na atividade agrícola, aumentando exponencialmente a área agrícola disponível a nível mundial;

- contribuiu para reduzir a fome a nível mundial ao promover o aumento da produção agrícola, provocando ainda o decréscimo da mortalidade e, por conseguinte, aumentando a esperança de vida humana;

- libertou mão de obra para a indústria, possibilitando a diversificação de produtos disponíveis a todos os indivíduos, a custo mais baixo;

- influenciou o crescimento dos grandes centros urbanos, dado que o sector agrícola passou a necessitar menos mão de obra, libertando também intelecto, que, por sua vez, acelerou o avanço tecnológico;

- e facilitou o acesso à cultura e ao lazer nesses mesmos centros urbanos.

Assim, é justo dizer que a invenção do trator agrícola influenciou e alterou, para melhor, todas as vertentes produtivas e de lazer, assumindo-se como um “protagonista silencioso” no desenvolvimento e progresso da Humanidade.

(Pode ler a primeira parte deste artigo aqui.)

 

António Henrique Fernandes Ferreira
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.