1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

O trator agrícola - um herói sem notoriedade (parte I)

As grandes invenções dos séculos XIX e XX

Os séculos XIX e XX foram, sem dúvida, profícuos em invenções que possibilitaram à Humanidade dar vários passos em frente, no desenvolvimento e bem-estar da sua população a nível mundial. As mais importantes descobertas de cariz científico são amplamente documentadas e divulgadas nos manuais de aprendizagem escolares de qualquer nação ou povo, seja qual for a sua geografia, religião ou regime político de turno.

Deste modo, todas as invenções que revolucionaram a Humanidade fazem parte da memória coletiva humana.

Assim, temos:

A Máquina a Vapor

grandes invencoes maquina a vapor Em 1769, James Watt desenvolveu um novo tipo de máquina na qual o vapor era libertado para a atmosfera através de uma válvula.

A máquina a vapor revolucionou a nossa civilização porque foi a primeira vez que o Homem dominou a energia libertada por uma substância combustível, o carvão, possibilitando ser aplicada em diversas funções ou atividades, nomeadamente em locomotivas, que, por sua vez,

A Máquina Analítica

grandes invencoes maquina analitica Em 1835, Charles Babbage, considerado o pai da informática, apresentou a sua máquina analítica. Esta máquina consistia num protótipo de calculadora mecânica. Por este motivo, considera-se a máquina analítica de Charles Babbage (que nunca foi construída!) o embrião do computador e da programação.

Código Morse e Telégrafo

grandes invencoes codigo morse telegrafo Devido ao Código Morse e do Telégrafo, pela primeira vez, foi possível, enviar mensagens, em tempo real entre dois lugares do planeta espaçados por uma grande distância. Em pouco tempo, os principais países do hemisfério norte estavam conectados através de cabos submarinos que atravessavam o Oceano Atlântico.

A Fotografia

grandes invencoes fotografia Os franceses Daguerre e Niépce desenvolveram a forma mais rudimentar de fotografia, o daguerreótipo, uma impressão de imagem sobre uma superfície que não desbotava com o tempo.

O Telefone

grandes invencoes telefone No século XIX, Graham Bell regista a patente do telefone, sendo considerado o inventor do telefone. Eis que, pela primeira vez, dois seres humanos, afastados geograficamente, conseguem comunicar. O aperfeiçoamento e evolução do telefone faz aparecer, séculos mais tarde, o telemóvel.

 

O Avião

grandes invencoes aviao Alberto Santos Dumont foi o responsável pela criação do 14 Bis conhecido também como ‘Oiseau de Proie’, que em francês significa ‘Ave de Rapina’. A primeira demonstração de voo foi realizada em 12 de novembro de 1906 em Paris.

Foi uma descoberta que, revolucionou o transporte de carga e pessoas. No entanto, o seu próprio inventor, Alberto Dumont, ao constatar a utilização que foi dada ao avião, durante a 1.ª Guerra Mundial, comete o suicídio.

A Internet

grandes invencoes internet A Internet tem a sua génese num projeto chamado Arpanet desenvolvido nos Estados Unidos, durante a Guerra Fria, pelo seu Departamento de Defesa. Nesse período existia uma intensa rede de espiões de soviéticos e ocidentais que fez com que o Departamento de Defesa Americano optasse por criar um sistema de proteção de dados secretos do governo.

Em 1969 foi criado um sistema de transmissão de dados, em rede de computadores, no qual, as informações são divididas em pequenos pacotes de armazenamento virtual. Partilhar as informações em vários computadores, através de emails, seria uma forma de protegê-las. Assim, os Estados Unidos criaram um meio de comunicação que iria dominar o mundo rapidamente. Com o fim da Guerra Fria estudantes universitários se empenhariam em aperfeiçoar a rede. A popularização da internet ocorre a partir do ano de 1992.

A Bomba Atómica

grandes invencoes codigo bomba atomica Com base nas teorias desenvolvidas pelo físico Albert Einstein desenvolveu-se, na 2.ª Guerra Mundial, a bomba atómica que viria a ser utilizada, pela primeira vez, em Agosto de 1945 nas cidades de Hiroshima e Nagasaki provocando uma destruição maciça destas cidades.

A Televisão

grandes invencoes televisao Em 1928 ocorrem as primeiras transmissões televisivas nos Estados Unidos. Logo após a 2ª guerra mundial a televisão generaliza-se nos lares americanos tornando-se o meio de comunicação mais popular. Na 2.ª metade do seculo XX, a televisão mundializa-se tornando-se num meio de comunicação indispensável na maioria dos lares.

De facto, ao longo dos séculos XIX e XX, ocorreram invenções que mudaram, para melhor, o modo de vida e bem do ser humano, individualmente, inserido na sociedade e, por conseguinte, civilização. Por esse motivo, são amplamente divulgadas, fazendo parte da história dos grandes feitos da Humanidade.

No entanto, existe uma invenção que outorgou indubitavelmente um impacto extremamente positivo no desenvolvimento, progresso e bem-estar da Humanidade, diretamente ou indiretamente, sem que se lhe tenha dado a notoriedade e valor merecidos nos compêndios, virtuais ou não virtuais, que narram a História Humana, o trator agrícola!

tratores

(continua no próximo número do DICA)

 

António Henrique Fernandes Ferreira
Direção Regional de Agricultura