1 1 1 1 1

Governo Regional da Madeira paga prejuízos dos agricultores até 80% a fundo perdido

O Presidente do Governo Regional da Madeira, acompanhado pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas, anunciou ontem, dia 06 de março, um conjunto de apoios aos agricultores que viram as suas culturas e produções destruídas pelas intempéries que têm assolado a Região nos últimos dias.

Assim, o Governo Regional vai assegurar, a fundo perdido, até 80% dos prejuízos dos agricultores tidos em consequência do tempo adverso.

Além disso, será aberta a medida dos Fundos Comunitários, com vista ao restabelecimento do potencial produtivo, com apoios a 100% no investimento.

Estima-se que as perdas contabilizadas em especial nas culturas da bananeira e da cana-de-açúcar até ao momento rondam os 1,5 milhões de euros, sendo que os concelhos de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta foram os mais afetados, havendo ainda alguns prejuízos a registar nos concelhos de Santa Cruz e Machico.

 

Porém, aquele valor poderá ser superior, já que decorre no terreno um levantamento dos prejuízos levado a cabo por 10 equipas de técnicos da Direçãp Regional de Agricultura, prevendo-se que aquele trabalho seja concluído até ao final desta semana.

A razão para o avanço destes apoios prende-se com o facto do seguro de colheitas estar numa fase inicial de implementação, sendo poucos os agricultores que já contrataram os referidos seguros.

Na próxima semana, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas conta dispor do valor exato dos prejuízos, para então informar os interessados quando e onde é que poderão apresentar as candidaturas para aceder aos apoios anunciados.