O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), estrutura gerida pela Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar, da Direção Regional de Agricultura, foi sujeito a uma avaliação para a renovação da acreditação por parte do Instituto Português de Acreditação (IPAC) nos dias 6 e 7 de novembro.
Para tal o LRVSA foi avaliado por uma equipa de auditores, nomeados pelo IPAC, nos quais constavam especialistas nas várias áreas laboratoriais com ensaios acreditados: análises veterinárias, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas e por um auditor coordenador cuja avaliação incidiu sobre o Sistema de Gestão que suporta as áreas laboratoriais e administrativas.
|
Fig. 1 – Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar |
O LRVSA é sujeito desde 2010, a auditorias anuais, por parte daquela Instituição, para avaliação da conformidade relativamente aos requisitos da norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, contudo só recebeu o certificado em 08-07-2011 (Fig. 1).
Esta norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 define uma metodologia harmonizada, com validade para a acreditação em Portugal, na Europa e internacionalmente já que existem acordos de reconhecimento mútuo entre os organismos de acreditação, facilitando assim a internacionalização das empresas (Laboratórios).
 |
Fig. 2 – Ensaio Laboratorial |
A acreditação é a evidência da competência dos laboratórios. Um laboratório com ensaios acreditados consiste num laboratório que comprovadamente possui os recursos humanos, equipamentos, métodos, instalações e procedimentos laboratoriais necessários para, “produzir” resultados que cumprem os requisitos dos clientes e os requisitos de boas práticas aplicáveis (Fig. 2 e 3).
|
|
|
Fig 3 – Analista a realizar ensaio |
Nestas avaliações, a equipa nomeada pelo IPAC, verifica o grau de implementação da referida norma no LRVSA e a respetiva conformidade.
Depois de dois dias de avaliação minuciosa, os auditores entregaram o relatório com o ponto de situação da instituição em conformidade com a norma.
No relatório da Avaliação é referido como pontos fortes: o empenho do Gestor de Topo (Diretor Regional) e toda a equipa laboratorial e de suporte; a realização de auditorias internas por auditores com qualificação e experiência adequadas, a competência e experiência da equipa laboratorial na realização dos ensaios do âmbito da acreditação e um Controlo da Qualidade, quer externo, quer interno robusto (Fig. 4).
|
Fig. 4 – Relatório de Avaliação |
Por esta data, esta avaliação visa a renovação para um terceiro ciclo de acreditação (4 anos), sendo contudo sujeito a “avaliações anuais de manutenção da acreditação”.
Neste momento, o LRVSA está acreditado para a realização de 239 ensaios nas áreas das análises veterinárias (4 ensaios), microbiologia alimentar (30 ensaios) e resíduos de pesticidas (205 ensaios), que podem vir a ser alterados, sempre que seja pertinente e sem custo adicional, atendendo ao nosso tipo de acreditação (acreditação flexível).
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz”
Ayrton Senna
Zita Maria de Caires de Vasconcelos Gestor do Sistema de Gestão e da Qualidade Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar Direção Regional de Agricultura
|