1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Manutenção da Acreditação no âmbito flexível para os Ensaios Acreditados no Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA) foi avaliado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) para a Renovação da Acreditação

O Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA), estrutura gerida pela Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar, da Direção Regional de Agricultura, foi sujeito a uma avaliação para a renovação da acreditação por parte do Instituto Português de Acreditação (IPAC) nos dias 6 e 7 de novembro.

Para tal o LRVSA foi avaliado por uma equipa de auditores, nomeados pelo IPAC, nos quais constavam especialistas nas várias áreas laboratoriais com ensaios acreditados: análises veterinárias, microbiologia alimentar e resíduos de pesticidas e por um auditor coordenador cuja avaliação incidiu sobre o Sistema de Gestão que suporta as áreas laboratoriais e administrativas.

acreditacao LRVSA 1
 Fig. 1 – Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar

O LRVSA é sujeito desde 2010, a auditorias anuais, por parte daquela Instituição, para avaliação da conformidade relativamente aos requisitos da norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, contudo só recebeu o certificado em 08-07-2011 (Fig. 1).

Esta norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 define uma metodologia harmonizada, com validade para a acreditação em Portugal, na Europa e internacionalmente já que existem acordos de reconhecimento mútuo entre os organismos de acreditação, facilitando assim a internacionalização das empresas (Laboratórios).

acreditacao LRVSA 2
 Fig. 2 – Ensaio Laboratorial

A acreditação é a evidência da competência dos laboratórios. Um laboratório com ensaios acreditados consiste num laboratório que comprovadamente possui os recursos humanos, equipamentos, métodos, instalações e procedimentos laboratoriais necessários para, “produzir” resultados que cumprem os requisitos dos clientes e os requisitos de boas práticas aplicáveis (Fig. 2 e 3).

 
acreditacao LRVSA 3
 Fig 3 – Analista a realizar ensaio

Nestas avaliações, a equipa nomeada pelo IPAC, verifica o grau de implementação da referida norma no LRVSA e a respetiva conformidade.

Depois de dois dias de avaliação minuciosa, os auditores entregaram o relatório com o ponto de situação da instituição em conformidade com a norma.

No relatório da Avaliação é referido como pontos fortes: o empenho do Gestor de Topo (Diretor Regional) e toda a equipa laboratorial e de suporte; a realização de auditorias internas por auditores com qualificação e experiência adequadas, a competência e experiência da equipa laboratorial na realização dos ensaios do âmbito da acreditação e um Controlo da Qualidade, quer externo, quer interno robusto (Fig. 4).

acreditacao LRVSA 4
 Fig. 4 – Relatório de Avaliação

Por esta data, esta avaliação visa a renovação para um terceiro ciclo de acreditação (4 anos), sendo contudo sujeito a “avaliações anuais de manutenção da acreditação”.

Neste momento, o LRVSA está acreditado para a realização de 239 ensaios nas áreas das análises veterinárias (4 ensaios), microbiologia alimentar (30 ensaios) e resíduos de pesticidas (205 ensaios), que podem vir a ser alterados, sempre que seja pertinente e sem custo adicional, atendendo ao nosso tipo de acreditação (acreditação flexível).

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz

Ayrton Senna

 

Zita Maria de Caires de Vasconcelos
Gestor do Sistema de Gestão e da Qualidade
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.