1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

Ações de sensibilização sobre agricultura biológica chegam a mais de 200 alunos

sensibilizacao agr biologica As sete últimas ações de sensibilização realizadas em escolas pela Divisão da Agricultura Especializada, da Direção Regional de Agricultura, abrangeram um total de 207 alunos.

Estas ações tiveram como objetivo principal sensibilizar os alunos para os riscos ambientais e para a saúde humana associados à produção intensiva e incentivar a implementação de práticas agrícolas amigas do ambiente e de hábitos de consumo mais sustentáveis e mais saudáveis.

sensibilizacao agr biologica2 A agricultura biológica é um sistema de produção sustentável que promove a biodiversidade, fomenta a atividade biológica do solo e privilegia o uso de boas práticas agrícolas.

Neste contexto, foram abordados os seguintes temas:

- Impactos da actividade agrícola, no ambiente e na saúde humana, tendo sido mencionados alguns problemas de saúde que estão relacionados com a ingestão/exposição aos diferentes pesticidas, de acordo com o sistema intensivo de produção vegetal, sublinhando para a importância/obrigatoriedade da obtenção de formação por parte dos agricultores, nomeadamente através da frequência do curso de aplicação de produtos fitofarmacêuticos.

Foram também abordadas as contaminações ambientais, nomeadamente contaminação da água e do solo, com implicações sérias na saúde humana, mais exatamente as provocadas pelos herbicidas e outros pesticidas.

De igual modo, foram referidas algumas questões relativas ao desperdício alimentar na Europa e com a falta de alimentos em alguns países, o elevado consumo de água na atividade agrícola, a redução da biodiversidade vegetal e animal ao longo do tempo e a caracterização em termos gerais da pecuária intensiva.

 

Foi destacada a importância da prática da Agricultura Biológica, sendo esta uma alternativa à produção intensiva que apresenta inúmeras vantagens para a saúde humana e para o ambiente.

sensibilizacao agr biologica4 Foram referidos alguns aspetos relacionados com a fertilidade do solo, destacando-se o solo como um sistema vivo e ainda as práticas agrícolas importantes para a gestão da sua fertilidade, nomeadamente a administração do composto, a adubação verde, a rotação de culturas e a consociação de culturas.

Procurou-se desmitificar a presença das ervas infestantes, apresentando a monda manual/mecânica, o empalhamento do solo, o enrelvamento e o pastoreio como alternativas para o controlo das mesmas.

Foi ainda referida a importância da adoção de algumas práticas que visam a proteção das culturas, designadamente a plantação de sebes para atrair e abrigar os organismos auxiliares que limitam naturalmente as pragas e a colocação de armadilhas para monitorização das pragas e/ou para captura em massa.

sensibilizacao agr biologica5 Destas sete ações realizadas por esta Divisão, quatro consistiram na realização de um conjunto de atividades lúdicas/didáticas no Colégio Infante D. Henrique, complementadas pela apresentação em power point da história “Rita na Escola”.

 

Divisão de Agricultura Especializada
Direção Regional de Agricultura