1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Direção Regional de Agricultura e Universidade da Madeira publicam artigo em revista científica internacional

Inserido nas parcerias que a Direção Regional de Agricultura tem com outras Instituições, os Laboratórios de Bacteriologia e Micologia da Divisão de Qualidade Agrícola (DQA) da Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar (DSLIA), em colaboração com a Faculdade das Ciências da Vida da Universidade da Madeira, elaboraram um artigo científico intitulado “Occurrence of Puccinia spp. spores in Madeira Island and their phytopathological importance” (Figura 1).

bacteriologia e micologia capa publicacao Figura 1 - Capa do artigo na revista European Journal of Plant Pathology
 
 

O artigo foi aceite para publicação a 1 de setembro de 2017 e publicado online a 19 setembro de 2017, na revista European Journal of Plant Pathology DOI 10.1007/s10658-017-1335-1, o qual pode ser acedido no link (http://rdcu.be/v06D).

Este artigo aborda aspetos relacionados com a importância fitopatológica e aerobiológica dos fungos do género Puccinia na Ilha da Madeira, os quais são responsáveis por ferrugens nas plantas.

O trabalho agora publicado teve como objetivo determinar a ocorrência de Puccinia spp. na Ilha da Madeira, a fim de conhecer os riscos de exposição a nível fitopatológico.

As concentrações no ar de esporos de ferrugem foram monitorizadas seguindo diretrizes bem estabelecidas. Os dados aerobiológicos foram comparados com os registos meteorológicos. Com base em análises macro e microscópicas, foram identificadas cinco espécies de ferrugem: Puccinia horiana, Puccinia buxi, Puccinia porri, Puccinia pelargonii-zonalis e Puccinia sorghi, as quais foram encontradas principalmente na primavera e no verão.

Durante o período estudado, e de acordo com os dados aerobiológicos, a maioria dos esporos de Puccinia foi registada entre março e outubro. Os fatores meteorológicos foram determinantes nas flutuações da concentração de esporos do fungo. A humidade relativa foi o parâmetro que favoreceu a maior libertação e dispersão dos esporos, enquanto a precipitação revelou um efeito negativo significativo.

Com este estudo verificou-se que as ferrugens provocadas pelos fungos do género Puccinia, a nível fitopatológico, não tiveram uma representação significativa na Ilha da Madeira, como demonstrado pelas baixas frequências de infeção e os níveis de concentrações de esporos no ar.

 

Divisão de Qualidade Agrícola
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar