1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Escola Profissional de Alternância francesa em visita de estudo à Madeira

visita alunos franceses1 No passado mês de março, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, organizou e acompanhou uma visita de estudo, no âmbito da agricultura e pecuária.

O grupo, proveniente da localidade de Chambard, França, era composto por 37 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 23 anos, e três professores, faz parte de uma Escola Profissional de Alternância, cujos formandos pretendem seguir as áreas paisagísticas ou da agricultura, e tiveram a oportunidade de visitar:

- uma estufa de flores, localizada na zona da Quinta Grande, pertença do Sr. Jorge Gonçalves. No local tiveram a oportunidade de apreciar os vários tipos de flores cultivados (rosas, gerberas e cravos) e conhecer as tarefas desenvolvidas;

- uma exploração agrícola em modo de produção biológica, mais precisamente na Fajã dos Padres, onde, além da magnífica e espetacular viagem em teleférico, cortesia do grupo que explora a referida Fajã, verificaram os tipos de culturas e árvores de fruto aí presentes. Deliciaram-se, ainda, com as magníficas paisagens da Fajã dos Padres, bem como com o ambiente tranquilo e acolhedor que o espaço oferece;

- e a Estação Zootécnica da Madeira, uma exploração pecuária pertença do Governo Regional da Madeira. Neste local, a norte da Ilha, o clima agradável que se fez sentir convidou a um passeio até aos pastos onde as vacas se encontram em regime de pastoreio. Encantados com os exemplares de bovinos apresentados, o grupo de estudantes e professores manifestaram grande interesse na matéria, fazendo várias perguntas.

 

visita alunos franceses2

No final do dia, e ainda na Estação Zootécnica da Madeira, foram presenteados com um pequeno lanche: chã de hortelã-pimenta, gentilmente cedido pela Quinta Pedagógica dos Prazeres e pão regional (amassado e cozido pela funcionária Maria José de Sousa Ferraz), barrado com doçaria também da Quinta Pedagógica.

De acordo com a opinião dos professores, a semana na Ilha da Madeira foi muito proveitosa, sendo que esta visita foi uma maneira de perceberem outras realidades, culturas e gastronomias, bem como diferentes perspetivas e ritmos de trabalho.

De salientar que a Direção Regional de Agricultura pretende, através destas iniciativas, dar a conhecer o trabalho de excelência realizado pelos agricultores e produtores da Região Autónoma da Madeira.

 

Divisão de Proteção Veterinária e Pecuária
Direção Regional de Agricultura