1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Inquérito aos Agricultores da Madeira sobre “Biodiversidade do solo” em colaboração com a Universidade de Coimbra

A Divisão de Qualidade Agrícola (DQA), da Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar (DSLIA) da Direção Regional de Agricultura colaborou num importante projeto que incluiu Investigadores de vários países europeus, entre os quais Portugal. O projeto “COST – European Cooperation In Science And Technology, FPS COST Action FP1305”, é sobre a biodiversidade do solo e tem a participação das diferentes regiões de Portugal continental e da Madeira e está a ser coordenado pela Professora Doutora Isabel Abrantes da Universidade de Coimbra e envolve os Países da União Europeia.

  Fig 1 artigo LQA
 Figura 1

A nossa participação envolveu a elaboração de um inquérito (Fig. 1) junto dos agricultores que visava avaliar o seu conhecimento nos diferentes países sobre a diversidade de microrganismos presentes no solo e a capacidade de utilizarem essa riqueza em benefício das suas culturas, ou seja, as práticas culturais que usam nesse sentido.

 
Fig 2 artigo LQA 
 Figura 2

Técnicos da DQA/DSLIA deslocaram-se a todos os concelhos da Ilha da Madeira e contataram diversos agricultores que participaram no inquérito (Fig. 2).

Assim, foram realizados os seguintes inquéritos: 2 no concelho do Funchal; 11 no concelho de Câmara de Lobos; 4 no concelho da Ribeira Brava; 4 no concelho da Ponta do Sol; 4 no concelho da Calheta; 7 no concelho do Porto Moniz; 5 no concelho de S. Vicente; 8 no concelho de Santana; 7 no concelho de Machico e 7 no concelho de Santa Cruz.

A colaboração dos nossos agricultores é muito importante e anónima pois o objetivo principal deste projeto “FPS COST Action FP1305” é avaliar, a nível europeu, o grau de conhecimento e sensibilidade dos Agricultores para a biodiversidade do solo.

Todos os agricultores contatados mostraram disponibilidade e agrado para responder ao inquérito. Os dados recolhidos serão tratados pelos investigadores que estão a realizar o projeto e os resultados obtidos serão posteriormente divulgados.

 

Divisão de Qualidade Agrícola
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.