1 1 1 1 1 Pontuação 2.00 (1 Votos)

Visita de alunos da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral a um bananal

visita bananalNo âmbito de uma solicitação efetuada pela Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral foi realizada, no dia 9 de março, uma visita de estudo a uma exploração agrícola com produção de banana em modo de produção biológico, situada no concelho de Câmara de Lobos. A visita foi realizada no âmbito do projeto, da escola supramencionada, titulado por “O papel da bananeira e da cana-de-açúcar na preservação do meio ambiente”, cujo objetivo principal é a produção de papel a partir de resíduos de pseudocaule de bananeira e bagaço da cana-de-açúcar. A visita à exploração decorreu ao longo de 1 hora e 45 minutos e teve como público-alvo 26 alunos do 11.º ano de escolaridade e 2 professores.

Numa primeira fase da visita, e após ter sido feita uma breve caracterização da exploração, foi abordado o tema agricultura biológica – principais objetivos e vantagens deste modo de produção. Posteriormente foram explicadas a importância da introdução dos bovinos nesta exploração agrícola assim como de todas as práticas culturais, realizadas com o objetivo de manter e/ou melhor a fertilidade do solo nomeadamente, a compostagem, a adubação verde e o empalhamento do solo. Nesta altura, todos os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar como são realizadas cada uma destas práticas culturais bem como as principais vantagens das mesmas.

 

visita bananal 1Seguidamente foi abordado o tema “a bananeira”, sendo então referido a morfologia e desenvolvimento da planta, nutrição, métodos de propagação, principais pragas e doenças da cultura e ainda as principais práticas culturais recomendadas nos bananais.

Numa fase final o produtor mostrou aos alunos como se deve fazer a limpeza das flores do cacho, a desfolha e o tutoramento das plantas. Foi ainda exemplificado como se deve fazer uma armadilha com o pseudocaule para captura do gorgulho da bananeira.

Uma parte do material resultante da desfolha das bananeiras foi levado pelos alunos da escola para a concretização do projeto em causa.

 

Rosa Gonçalves
Lénia Jardim
Direção Regional de Agricultura