1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

O potencial de batata-doce produzida na Madeira – o contributo do CASA

Ipomea batatas L é o nome científico atribuído à planta herbácea de raízes tuberosas, vulgarmente designada por batata-doce. Originária da América do Sul, existem muitas variedades e as polpas diferenciam-se na cor: há brancas, amarelas, laranjas e vermelhas. Do valor nutricional que lhe surge associado, destaca-se o baixo índice glicémico.

batata africa sul
Batata-doce da variedade África do Sul
batata doce amarela
Batata-doce da variedade Amarela
batata doce cenoura
Batata-doce da variedade Cenoura 
 
batata doce selecao
Seleção e acondicionamento em caixas de plástico com peso médio de 25 kg
batata doce pesagem
Pesagem da batata-doce

Além do cultivo e da produção, a colheita é de particular relevância no manuseamento deste produto, pois apresenta uma casca algo sensível. Não é efetuada lavagem nem embalamento antes da expedição do produto, apenas a limpeza do excesso de terra.

No passado mês de março, o Centro de Abastecimento Hortícola da Santa – CASA processou três variedades de batata-doce, uma das quais destinada ao mercado nacional (25.398 kg da variedade Cenoura) e as restantes com destino ao mercado interno (2.052 kg da variedade África do Sul).

É pretensão da Direção Regional de Agricultura continuar a melhorar a prestação do serviço de abastecimento, desde a produção local até à comercialização dos produtos.

Berta Alves
Divisão de Comércio Agroalimentar
Direção de Serviços de Mercados Agroalimentares
Direção Regional de Agricultura