1 1 1 1 1 Pontuação 1.00 (1 Votos)

Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar mantém Acreditação 

figura 1 LRVSA
Fig. 1 - LRVSA

No passado 20 de março do presente ano, o Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA) (Fig. 1), da Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar (DSLIA) da Direção Regional de Agricultura (DRA), recebeu por parte do IPAC (Instituto Português de Acreditação) a seguinte informação: “Na sequência da análise do Relatório referente à avaliação de Acompanhamento realizada ao vosso Laboratório em 2016-11-10, bem como das respetivas respostas, informamos V.as Ex.cias que o processo foi analisado em Reunião de Decisão realizada em 2017-03-28 e que, por decisão do Vice-Presidente do Conselho Diretivo, se concluiu manter a Acreditação”.

A avaliação, da qual recebemos a decisão final, esteve inserida na avaliação anual de 2016, no ciclo de acreditação em vigor (2013/2016).

Com esta decisão, o LRVSA/DSLIA pode continuar a disponibilizar aos seus clientes ensaios acreditados.

Resta agora, no presente ano, trabalhar na preparação de um novo ciclo (2017/2020), cuja avaliação de renovação terá início em 6 de novembro e decorrerá durante dois dias. Para o efeito, o IPAC nomeou quatro avaliadores para uma análise exaustiva (documental e na execução de ensaios) do desempenho do Laboratório a nível do Sistema de Gestão da Qualidade e Técnico nas áreas de análise de resíduos, microbiologia alimentar e análises veterinárias, de modo a verificar se estão reunidas as condições para a renovação da acreditação.

figura 2 LRVSA
Fig 2 – Marca Acreditação evidenciada
nos boletins de análises

Relembramos que a Acreditação, neste caso de um Laboratório, é o reconhecimento formal por organismos independentes (organismos acreditadores, que em Portugal é somente o IPAC) de que uma Instituição (no nosso caso, o LRVSA/DSLIA) atende a requisitos previamente definidos (norma EN NP ISO/IEC 17025:2005) e demonstra ser competente para realizar as suas atividades específicas, evidenciando-o através de um certificado que descreve o âmbito da acreditação.

 

Acreditação é, além disso, uma forma de estabelecer uma rede de reconhecimento de competências, no sentido de que um amplo conjunto de clientes reconhece a competência do organismo avaliador e, por sua vez, este reconhece a competência dos laboratórios.

Desta forma, os clientes podem identificar sem dificuldade os laboratórios que dão garantias de produzir resultados com níveis de qualidade ajustados aos objetivos dos respetivos ensaios e demostram que, comprovadamente, possuem os recursos humanos, equipamentos, métodos, instalações e procedimentos laboratoriais necessários para produzir resultados que cumprem os requisitos dos clientes e os requisitos de boas práticas aplicáveis.

Para o efeito, os clientes podem consultar a lista de Laboratórios na página do IPAC, no sítio de entidades acreditadas no endereço http://www.ipac.pt/pesquisa/acredita.asp, sendo que o LRVSA/DSLIA está identificado com o certificado L0509 (Fig. 2).

Os Laboratórios Acreditados ficam ainda sujeitos a uma série de obrigações, que passam pelo cumprimento rigoroso das premissas publicadas pelas normas aplicáveis. Note-se, no entanto, que o incumprimento de algumas dessas obrigações pode inviabilizar, totalmente, o reconhecimento de competência emitido anualmente pelo organismo responsável pela acreditação.

figura 3 LRVSA
Fig. 3 – Boletim de análises emitido com marca IPAC

A marca Acreditação é evidenciada nos boletins de análise (Fig. 3), desde que estes contenham pelo menos um parâmetro obtido no âmbito da acreditação. No caso do LRVSA/DSLIA, o símbolo refere o número L0509, que o identifica como laboratório de ensaios acreditado.

“A competência é uma maneira de demonstrar confiança e responsabilidade a uma equipa de trabalho” - Helgir Girodo

Zita Vasconcelos
Gestora do Sistema de Gestão da Qualidade da DSLIA
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional da Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.