1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar (LRVSA) selecionado como fornecedor de serviços para Comissão Europeia

O JRC – Joint Research Centre (Centro Comum de Investigação) é uma Direção-Geral da Comissão Europeia (CE) que atua sob a responsabilidade do Comissário para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics. Com estruturas em cinco países da União Europeia (UE), as suas atribuições incluem servir cientificamente e ao nível do conhecimento, as diferentes Direções – Gerais, responsáveis pela execução das políticas da UE.

artigo LRVSA

A sua atividade científica, que se distribui por diversas infraestruturas laboratoriais, suporta uma vasta área de intervenção desde a agricultura, segurança alimentar, ambiente e alterações climáticas, segurança e vigilância nuclear e inovação e crescimento.

No âmbito da Saúde e Proteção dos Consumidores, uma das atividades do JRC é a produção de materiais de referência certificados (MRC), amostras com quantidades conhecidas de contaminantes, que são utilizados pelos laboratórios de todo o mundo na validação de métodos analíticos, no sentido de se inteirarem da qualidade dos seus resultados e assim garantirem a sua rastreabilidade sob um padrão internacional.

 

LRVSA Estes valores, nominalmente corretos, são estabelecidos por laboratórios selecionados pelo JRC em função da exatidão dos resultados obtidos em testes de proficiência. Avaliados os protocolos de análise, validação, cálculo de incertezas e desempenho obtido nos vários testes de proficiência participados, em 2016, ao nível da análise de resíduos de pesticidas em produtos de origem vegetal, o JRC selecionou o LRVSA como seu fornecedor para, em conjunto com outros laboratórios europeus (normalmente em número limitado), estabelecer a concentração nominal e respetiva incerteza para novos materiais de referência certificados.

Esta avaliação por terceira parte, independente, que se junta à do Instituto Português de Acreditação através da realização de auditorias anuais no âmbito da acreditação do laboratório pela Norma NP EN ISO/IEC 17025:2005, confere ao laboratório uma responsabilidade acrescida e uma evidência adicional da sua competência para que possa continuar a merecer a confiança dos seus clientes e parceiros.

Paulo Fernandes
Chefe de Divisão de Análises Veterinárias e Agroalimentares
Direção de Serviços dos Laboratórios e Investigação Agroalimentar
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.