1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Um presépio diferente para decorar o cantinho do Natal no CAPRA

O tempo arruma algumas tradições mas faz perdurar outras, as que confortam a alma de quem as vive e entende.

presepio capra 1 Presépio, na língua portuguesa, representa o estábulo, local onde se recolhe o gado.

É uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém, na companhia de São José e da Virgem Maria, as figuras da Sagrada Família.

Chegada a época do Natal, é costume em várias culturas montar o presépio e a Madeira não é exceção, onde este tem tradições antigas e enraizadas nos costumes populares.

Nesta época, o Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres - CAPRA já nos habituou a um cenário presente em tantos cartões de Natal, desenhos e filmes que mostram Jesus na manjedoura junto a José, Maria e aos três Magos.

Os personagens ou elementos que se podem encontrar neste Presépio são fruto do contributo monetário de todos os agricultores/vendedores que operam neste mercado todos os domingos.

 

presepio capra 2 A criatividade e execução do projeto contam com três elementos do Mercado, a própria responsável, Nélia Fernandes, juntamente com outros dois funcionários, Susana Duarte e o António Jorge, sendo o objetivo principal promover não somente a estrutura mas também o espírito natalício entre todas as pessoas que ali laboram.

Vamos aprender História com o presépio do CAPRA que, a julgar pelos costumes locais da época e pelos Evangelhos, apresenta uma base histórico-literária. É a memória que se torna presente, na continuidade de um significado maior!

presepio capra 3 Fica ainda o convite para a noite do mercado no dia 22 de dezembro, a partir das 18 horas, que conta com um menu bastante diversificado e apetecível de iguarias do Natal e um cartaz de animação promissor.

Para uma perceção de vista panorâmica do presépio, siga a sequência das fotografias que ilustram este artigo.

BOAS FESTAS!

Berta Correia Alves
Direção Regional de Agricultura