1 1 1 1 1

Casas do Povo e Associações apoiadas pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas em mais de 185 mil euros

casas do povo1

Decorreu ontem ao fim da manhã no auditório da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, a cerimónia de assinatura de 21 contratos-programa entre o Governo Regional da Madeira (representado pelo Secretário Regional de Agricultura e Pescas) e 19 Casas do Povo e duas Associações de índole cultural e desportiva.

O valor total dos referidos contratos-programa foi de 185.427 euros, para a concretização de diversos eventos de promoção e divulgação cultural e das tradições associadas à agricultura, à ruralidade e à pesca, bem como dos produtos agrícolas, piscícolas e agroalimentares de maior relevância local.

 

Dos diversos certames apoiados, merecem destaque os que se realizaram pela primeira vez no corrente ano, como foram o caso da Expo Tropical – Mostra dos Frutos Subtropicais, o Festival da Apanha da Cana, a Feira do Mar e do Pescador e do Mar para o Prato – Gastronomia da Madeira, organizados pela Casa do Povo de Santa Maria Maior, Associação Grupo Cultural Flores de Maio, Casa do Povo do Caniçal e Associação de Pesca Desportiva da RAM, respetivamente.

Além destes, outros eventos, apesar de já existirem, receberam pela primeira vez o apoio financeiro do Governo Regional. Foram eles a Mostra da Poncha e do Mel da Serra de Água (Casa do Povo da Serra de Água), Sons e Sabores da Madeira (Casa do Povo de Santa Cruz) e a Festa da Ginja (Casa do Povo do Curral das Freiras).

Esta ajuda pecuniária é, sem dúvida, fundamental para assegurar a viabilização das ações desenvolvidas pelas Casas do Povo e outras entidades associativas sem fins lucrativos e que têm um papel crucial no âmbito do desenvolvimento rural e das comunidades de inserção, indo ao encontro da estratégia regional para o setor.