1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

Visita de estudo ao Laboratório de Qualidade Agrícola

visita de estudo1 No dia 20 de janeiro de 2016, teve lugar nas nossas instalações uma visita de estudo guiada pelo técnico superior do núcleo de análise de terras e plantas. Por solicitação dos interessados foram dados a conhecer os laboratórios de análise de solos a 14 formandos do Curso Técnico Superior de Agricultura Biológica da Universidade da Madeira, que se faziam acompanhar pelo formador da Unidade Curricular Gestão e Conservação de Solos.

Durante a visita os formandos obtiveram informação sobre as várias análises que o laboratório disponibiliza gratuitamente aos agricultores da Região Autónoma da Madeira, e foi também salientado algumas características físico-químicas que definem os solos da região.

 

visita de estudo2 Atendendo a que a visita decorreu durante o período laboral, foi possível aos formandos presenciarem a execução de algumas análises, inteirarem-se dos procedimentos de outras, assim como observarem os vários equipamentos, reagentes químicos e materiais de laboratório utilizados.

A visita terminou com a análise e interpretação sumária de um relatório analítico, que é elaborado para cada amostra analisada. Aos formandos foi-lhes transmitida a mensagem da necessidade de se analisar antes de fertilizar, pois o relatório analítico constitui uma ferramenta de trabalho para o agrónomo decidir da necessidade de fertilizar, o tipo e quantidade de adubos a utilizar, correções orgânicas, correções de pH e até quantidade e frequência de água a aplicar na rega.


José Agostinho Brito
Direção Regional de Agricultura