1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

A sua opinião conta - Análise ao inquérito aos subscritores do DICA

inquerito dica

O DICA iniciou as suas publicações semanais em fevereiro de 2013, contando até ao momento com 144 edições. Com quase 7.000 subscritores, considera-se que o Boletim atingiu já alguma maturidade. Deste modo, e tendo em conta que se pretende que o DICA preste um serviço útil ao sector agroalimentar regional, considerou-se pertinente implementar um inquérito, a fim de melhor aferir o grau de satisfação dos leitores, bem como recolher contributos que permitam que o mesmo se mantenha dinâmico e inovador.

Assim, durante o mês de setembro deste ano implementou-se um pequeno questionário a todos os subscritores do DICA, dos quais foi possível obter 472 respostas válidas, o que permitiu a análise aos resultados com 95% de nível de confiança e intervalo de confiança (precisão) de 4,4%.

Do inquérito e no que respeita à questão “Qual a periodicidade de leitura?”, a esmagadora maioria dos inquiridos (81,5%) respondeu que lia o DICA todas as semanas.

Quanto à questão “O DICA mantém-me informado sobre o sector agroalimentar?”, 98,9% dos inquiridos concordam ou concordam totalmente e, por sua vez, à “O DICA tem informação útil para o sector agroalimentar”, 99,29% dos inquiridos concordam ou concordam totalmente.

Foi inquirido também sobre a perceção da qualidade técnica dos artigos por parte dos leitores. Assim, à questão “Os artigos do DICA têm qualidade técnica?”, 98,3% dos indagados concordam ou concordam totalmente.

Através do inquérito pretendeu-se também conhecer quais as secções mais relevantes para os leitores do DICA. Deste modo, quanto à questão sobre a importância da “divulgação técnica sobre o sector agroalimentar”, 97,7% dos auscultados consideram importante ou muito importante, enquanto que 91,9% dos auscultados consideraram importante ou muito importante a “Divulgação de empresas na RAM do sector agroalimentar”.

Por sua vez, foi igualmente questionada a importância da “Divulgação de conteúdos genéricos”. A esta questão, 91,5% dos inquiridos consideraram importante ou muito importante, enquanto 8,5% dos mesmos consideraram a secção pouco ou nada importante.

 

Quanto às rubricas “Meteorologia Agrícola”, “Cotações dos bens agroalimentares na RAM” e “Estatísticas de mercado dos bens agroalimentares na RAM”, 83,9%, 84,7% e 86,9%, respetivamente, dos inquiridos consideraram importante ou muito importante.

No que diz respeito ao perfil do subscritor do DICA, foi possível apurar que 57% são do sexo masculino, que a maioria dos subscritores que responderam ao inquérito tem uma idade compreendida entre os 31 e os 50 anos (59%). O segundo maior escalão etário está compreendido entre os 51 e os 70 anos (32%). Estes resultados encontram-se enquadrados no perfil de pessoas profissionalmente ligados à agricultura.

Como seria expectável, a esmagadora maioria das respostas obtidas foram provenientes de subscritores que vivem em Portugal. Todavia, ressalva-se que se obtiveram respostas da Alemanha e da Áustria.

Também, e como seria de esperar, a esmagadora maioria das respostas obtidas foram prevenientes de subscritores que vivem na Região Autónoma da Madeira (91,1%). Contudo, cerca de 9% das respostas são provenientes de outros distritos.

Em relação à questão sobre a profissão dos subscritores, a grande maioria das respostas obtidas indicam que são “Trabalhadores por conta de outrem” e apenas 11% indicam que têm como profissão a agricultura.

Finalmente, no que diz respeito ao nível de escolaridade, a esta pergunta a maioria (57%) dos subscritores que responderam ao inquérito indicaram que detêm a licenciatura completa ou mais (mestrado e/ou doutoramento).


Cláudia Dias Ferreira
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura