1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (2 Votos)

2.º Concurso do Pão Regional da Madeira - resultados

concurso de pao regional Na sequência do 2.º Concurso do Pão Regional da Madeira, o júri reuniu-se no passado dia 16 de outubro de 2015 para, em prova cega, ou seja, os elementos do júri não tinham acesso a quem correspondia cada produto, apenas identificado por um número, apreciar as amostras a concurso, sendo cada amostra avaliada em duas fases.

Na primeira fase, avaliou-se a forma, o aspeto exterior e interior e o aroma, para, na segunda fase, serem avaliados o aroma, a textura e o sabor da massa e ainda a impressão geral causada pela amostra.

 

Feitas as avaliações individuais e apurados os resultados globais, foram atribuídas as medalhas de ouro e respetivos prémios nas categorias a concurso, tendo sido vencedores a Padaria Socipamo, na categoria Pão de Casa da Madeira, e a Padaria SuperBom, na categoria Bolo do Caco da Madeira, cujos produtos se destacaram quer pela sua qualidade intrínseca quer pela sua genuinidade e tipicidade.

É de referir que o júri manifestou o seu agrado pelo número de concorrentes e, tão importante, pelo esforço em manter a genuinidade dos produtos tradicionais da Madeira.

Os resultados deste concurso são uma mais-valia e um contributo muito positivo para a qualificação dos nomes destes produtos a nível europeu, salvaguardando assim a Indicação Geográfica que se pretende proteger, a bem da economia e da preservação e dinamização do património cultural Madeirense.

Já em 2016, e para o 3.º Concurso do Pão Regional da Madeira, espera-se um ainda maior número de concorrentes, bem como a abertura a outros tipos de pão tradicionais da Madeira, a exemplo das rosquilhas, do pão de rolão, do bolo de noiva e da capela do Porto Santo.