1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (3 Votos)

Campo de Férias 2015 no Centro de Fruticultura: tempos livres com experiências únicas e memoráveis

campo de ferias1
Foto 1
campo de ferias2
Foto 2
campo de ferias3
Foto 3

No âmbito da programação das atividades de Verão, organizadas pelo Diário de Notícias, o Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical recebeu, na manhã do dia 27 de julho um grupo de 52 crianças do Campo de Férias, com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, supervisionados pelos respetivos monitores.

Nesta altura do ano a maior parte das crianças espera ansiosamente pelas férias. É a oportunidade perfeita para desfrutar, descansar, aproveitar o momento sem a preocupação das obrigações escolares. A tudo isso a Divisão de Fruticultura pensou acrescentar um programa de formato lúdico, educativo e aventureiro!

O programa proposto foi estruturado de forma a incluir as principais atividades desenvolvidas no Centro de Fruticultura, de modo a que todas as crianças tivessem a oportunidade de observar, descobrir curiosidades e ainda de participar em algumas práticas agrícolas.

Visita guiada (foto 1)

O percurso da caminhada com acompanhamento e orientação, permitiu apreciar toda a natureza envolvente aos campos experimentais de mangueiros e abacateiros, estufas e viveiros. As crianças mostraram-se interessadas e colocaram diversas questões assentes nos segredos da propagação das plantas.

Demonstração de técnicas de enxertia (foto 2)

Foram demonstradas técnicas como a enxertia de borbulha em citrino, a enxertia de encosto em abacateiro e a enxertia de fenda em anoneira. Aqui, ficaram a saber que a técnica da enxertia além de assegurar as características da planta que se pretende multiplicar também propicia uma floração e frutificação mais precoces.

Divulgação e demonstração sobre a temática “Semear Saúde, Colher Sorrisos” (foto 3)

Este é um projeto da Associação de Desenvolvimento da Costa Norte (ADENORMA) em parceria com a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP) e a Universidade da Madeira (UMA), que visa promover a utilização de rebentos frescos prontos a consumir ou para germinação posterior. 

 
campo de ferias4
Foto 4
campo de ferias5
Foto 5
campo de ferias6
Foto 6

Foi desenvolvido um equipamento adequado com a finalidade específica de funcionar como germinador, contendo um sortido de sementes selecionadas.

As crianças puderam levar um kit para suas casas e fazerem elas próprias a experiência.

Transplantação de plantas (foto 4)

Para começar, a equipa de técnicos e operacionais do setor frutícola mostrou como preparar a terra para receber as plantas usando os materiais e os compostos certos. Foram selecionadas plantas de bananeira, provenientes de cultura in vitro, posteriormente envasadas e regadas por cada uma das crianças.

No final, as plantas foram disponibilizadas e cada qual levou consigo a planta que envasou numa oportunidade de seguir o seu crescimento.

Visita à Unidade de Produção Primária de Apicultura (foto 5)

Após uma simples introdução sobre a apicultura, as crianças tiveram o ensejo de examinar os materiais e equipamentos expostos e utilizados no exercício da atividade apícola.

Foi possível observar a rainha e suas obreiras numa colmeia em acrílico transparente, utilizada para o efeito e em devida segurança, passando pelas seguintes experiências: ver o fato de apicultor, visualizar a rainha e todos os constituintes de uma colmeia, bem como os utensílios usados na extração dos produtos apícolas, acabando com a degustação de mel proveniente do apiário da Direção Regional de Agricultura.

Esta foi uma ocasião de aproveitar o tempo livre para realizar atividades orientadas e que esperamos ter sido mais um momento de enriquecimento, de partilha e de muito divertimento. (foto 6)


Berta Correia Alves
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.