1 1 1 1 1 Pontuação 3.67 (9 Votos)

Acreditação de laboratórios versus certificação

acreditacao laboratorios1
acreditacao laboratorios2

Os termos acreditação e certificação são muitas vezes utilizados de forma incorreta, confundindo-se os méritos associados a cada uma das designações.

A certificação está associada à implementação de um conjunto de princípios e procedimentos de gestão (a exemplo da certificação de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001) e, apesar de ser uma opção voluntária das organizações, é tida como uma mais-valia ao nível do mercado.

Os referenciais normativos associados à acreditação (a exemplo do ISO/IEC 17025) são mais abrangentes e completos. Com efeito, para além da implementação dos requisitos de gestão comuns às duas referências normativas, este referencial envolve a avaliação de requisitos de competência. Para a obtenção de uma acreditação, não basta ao laboratório atuar de acordo com os procedimentos descritos, é necessário que esses procedimentos estejam corretos do ponto de vista científico e sejam rastreáveis internacionalmente. Por esta razão, a acreditação é, normalmente, um requisito legal para o exercício de determinada atividade. Por ser mais completa e abrangente e por já incluir os requisitos de gestão, não existe qualquer vantagem para um laboratório em optar ou incorporar um referencial que esteja associado apenas à certificação.

 
bandeira IPAC

A acreditação dos laboratórios consiste na demonstração e reconhecimento, através de uma avaliação externa efetuada por um Organismo de Acreditação, da competência técnica e de gestão de uma entidade para efetuar atividades específicas.

Em Portugal, o organismo de acreditação é o Instituto Português de Acreditação (IPAC).

Num laboratório acreditado, os clientes têm a garantia de existência de recursos e meios adequados para a produção de resultados rastreáveis internacionalmente garantia essa que advém da realização de auditorias anuais realizadas por peritos externos e independentes.

A acreditação é evidenciada através de um Certificado de Acreditação onde é descrito em pormenor o âmbito da acreditação (que pode não abranger todas as atividades que a entidade exerce). As entidades acreditadas podem ser reconhecidas pelo uso da Marca de Acreditação nos documentos relativos à(s) atividade(s) acreditada(s).

Os certificados de acreditação têm uma validade de quatro anos, podendo ser renovados por igual período caso o laboratório mantenha o grau de implementação do referencial e demonstre a adoção da melhoria continua no seu sistema de gestão, com uma avaliação anual por parte do IPAC.


Zita Vasconcelos
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.