1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (2 Votos)

Gesba – valorizando todo um sector

GESBA1.1 Em setembro de 2008, a Gesba - Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda. iniciou a sua atividade operacional. A empresa nasce no âmbito de uma reestruturação do sector da banana, que visava a sua própria sustentabilidade, procurando reorganizar, estabilizar e criar condições para poder responder aos seus desafios. A reestruturação permitiu, primeiro, a redução de custos pela integração dos meios operacionais, otimizando-se e maximizando-se a gestão dos recursos financeiros e humanos disponíveis, e, em segundo, a implementação de uma política comercial que reforçou e valorizou o posicionamento da marca "Banana da Madeira" face à sua qualidade e excelência, de modo a que o sector tenha a estabilidade necessária para um crescimento sustentável e continuado. Esses dois fatores combinados possibilitaram uma maior aposta na modernização do sector e uma maior operacionalidade dentro dos centros de acondicionamento de banana, bem como o assegurar do rendimento aos bananicultores, com pagamentos regulares à produção.

Desde a primeira hora que a Gesba teve como principal missão a recolha da produção de Banana da Madeira, passando pela classificação, certificação, embalamento, preparação para a distribuição e comercialização do produto. Detentora da marca Banana da Madeira, a empresa está empenhada em valorizar o produto e apoiar os seus produtores, garantindo o escoamento de toda a produção e o rendimento aos cerca de 2800 bananicultores, que atualmente entregam a sua produção nos três armazéns de banana, localizados nas freguesias da Madalena do Mar, Ponta do Sol e São Martinho.

 

GESBA1.2 A aposta no crescimento sustentável do sector da banana permitiu a manutenção da atividade agrícola dos bananais e ao surgimento de novas explorações, pelo que a produção segue uma tendência crescente, sendo que, no ano passado, foram produzidas mais de 18.000 toneladas de banana, valor mais alto desde 2005. A comercialização da banana pela empresa que gere o sector destina-se em cerca de 85% a Portugal continental, sendo que a restante produção é comercializada na Região.

A valorização do produto passou, desde o princípio, por uma aposta na sua qualidade e na sua promoção. A aferição dessa aposta, junto dos consumidores, foi realizada através de um estudo de mercado da GFK, nos anos de 2012, 2013 e 2014, tendo-se revelado que a escolha foi a mais acertada. A Banana da Madeira apresentou os índices de notoriedade mais elevados, comparativamente às restantes bananas que se encontram à venda no mercado português, sendo também a preferida dos consumidores, devido ao seu sabor, doçura e qualidade e tamanho.

Estes primeiros anos da Gesba revelaram-se extremamente positivos, quer no que diz respeito à valorização do produto, quer na valorização do labor de quem o produz, levando a que Gesba continua a trabalhar cada vez mais em prol do sector da banana, gerando mais valor a um sector em crescimento.


GESBA, Lda.

 

Tem alguma questão? Coloque-a aqui:

Código de segurança
Atualizar