1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (2 Votos)

Seleção de gado para exposição na 60.ª Feira Agropecuária

selecao de gado1 Com o início dos preparativos para mais uma Feira Agropecuária do Porto Moniz, a Direção de Serviços de Produção e Saúde Animal (DSPSA) tem a incumbência de, entre outras tarefas, realizar as concentrações de gado, a fim de selecionar os animais da espécie bovina, pertencentes aos produtores pecuários locais, para exposição durante os três dias de realização do evento.

Este ano, as concentrações efetuaram-se em finais de maio e, pela primeira vez, abrangeram o concelho da Calheta, tendo os Serviços Oficiais contado com a colaboração de várias entidades para a sua divulgação, designadamente os párocos do Porto Moniz e da Ponta do Pargo, assim como as respetivas Juntas de Freguesia.

Os animais apresentados em local e hora previamente determinados são avaliados por um júri composto por três técnicos, sendo classificados numa escala de 1 a 10 pontos, tendo em consideração as suas características gerais (conformação, aprumos e estado hígido). No caso de vacas leiteiras, o úbere também é avaliado.

 

selecao de gado2 Uma vez observados os animais, estes são agrupados por tipo de produção (tipo carne e tipo leite) e, tendo por base a classificação individual atribuída, os membros do júri determinam os animais aptos para exposição, incluindo os classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugares, por tipo de produção. Como compensação, os proprietários dos animais selecionados recebem, por animal, um prémio pecuniário de presença, havendo também um prémio monetário adicional para os três primeiros classificados.

Paralelamente às concentrações de gado, a DSPSA também expõe exemplares de outras espécies pecuárias (ovinos, caprinos e suínos), cujos produtores manifestem interesse nesse sentido, mediante inscrição prévia. A seleção dos mesmos fica dependente de uma visita à exploração, com o propósito de avaliar os animais e averiguar o cumprimento das regras de identificação animal.


Pedro Fontes Sampaio
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.