1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (2 Votos)

Sector agroalimentar da Madeira em destaque na Feira Nacional de Agricultura

FNA1

Com a maior área de exposição de sempre, a 52.ª Feira Nacional de Agricultura decorreu em Santarém entre os dias 6 e 14 de junho, encerrando com um balanço francamente positivo: cerca de 710 expositores diretos e largas dezenas de milhares de visitantes, afirmando-se, sem qualquer dúvida, como o maior evento dedicado à agricultura madeirense.

Em reconhecimento da sua importância, a Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, esteve mais uma vez presente, promovendo e divulgando os mais característicos mas também os mais inovadores produtos agroalimentares regionais e contribuindo assim para a sua consolidação no mercado . Foram eles, entre outros, o mel de cana, o bolo e as broas de mel de cana, os doces e as compotas tradicionais, as frutas, ao natural e desidratadas, os chocolates artesanais, os rebuçados de funcho e de outros sabores, a doçaria diversa, os vinhos de mesa, os refrigerantes, a cerveja, a poncha e os licores diversos, sem esquecer o Vinho Madeira.

Para tal, a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural convidou as empresas regionais do sector a apresentarem os seus melhores produtos na Feira Nacional de Agricultura, tendo aceite o desafio a 3 Corações, Chábom, CSJ, Empresa de Cervejas da Madeira, Engenho Novo da Madeira, Engenhos da Calheta, Fábrica de Mel do Ribeiro Seco, GESBA, Ilhopan, Insular de Moinhos, J. Faria & Filhos, José Acácio, Martins & Martins, Melaria Flor do Norte, Quinta Pedagógica dos Prazeres, SantoQueijo, Socipamo, Terra Madeira, Tilhitas, Uaucacau, UBQ Madeira e Valvie.

Com o Vinho Madeira, estiveram presentes na Feira a Barbeitos, H. M. Borges, Henriques & Henriques, Justino's e Madeira Wine Company.

 

Por sua vez, e em representação dos vinhos de mesa regionais, estiveram as marcas Beijo, Palmeira e Voltas, Seiçal, Terras de Fogo, Terras do Avô e Xavelhas.

De referir ainda a realização das ações de Cozinha ao Vivo no salão "Prazer de Provar", em que as estrelas foram, este ano, os runs, os licores e as ponchas do Engenho Novo da Madeira, os vinagres da Fábrica da Igreja dos Prazeres e também os rebuçados de funcho da Martins e Martins e que alcançaram os maiores sucessos.

De destacar, por último, os elogios que o pavilhão da Madeira foi alvo, tendo sido visitado por inúmeras entidades oficiais, a exemplo do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

FA N5 2227 FNA2
  (fotos: Vítor Neno)