1 1 1 1 1

SER ECO COMPATÍVEL em áreas Rede NATURA 2000

ecocompativel1

ecocompativel3

A Rede Natura 2000 é a rede de áreas protegidas à escala da União Europeia e o seu objetivo é garantir a sobrevivência a longo prazo das espécies e dos habitats europeus mais valiosos e ameaçados. Criada ao abrigo da Diretiva «Habitats» de 1992, esta é a maior rede de áreas protegidas no mundo, e um testemunho da importância que os cidadãos europeus atribuem à sua biodiversidade.

São 11 as áreas do arquipélago da Madeira que integram a Rede Natura 2000, abrangendo área terrestre e área marítima, nomeadamente: a floresta Laurissilva, o maciço montanhoso central, o Pináculo, a Ponta de São Lourenço, o Ilhéu da Viúva, as Achadas da Cruz, os Moledos, os Ilhéus do Porto Santo, o Pico Branco – Porto Santo, as ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens.

A biodiversidade é o que torna o nosso planeta habitável e belo. Dependemos dela para o alimento, energia, matérias-primas, ar e água que tornam a vida possível e são a base da nossa economia.

A agricultura é essencial ao equilíbrio social, económico e ecológico da ilha da Madeira. É de extrema importância que o seu desenvolvimento integre a biodiversidade natural da região, trazendo grandes benefícios à produção e qualidade dos campos agrícolas.

As ações que hoje queremos destacar para ser ECO Compatível na agricultura são:

  • Aprenda a conviver com o pombo-trocaz, esta é uma espécie exclusiva da ilha da Madeira e é muito importante para a dispersão de sementes de plantas da floresta Laurissilva, tendo um papel muito importante no crescimento desta floresta. A floresta Laurissilva é a principal responsável pela captação da água dos nevoeiros e abastecimento das nascentes e levadas da ilha da Madeira, e a água é essencial à agricultura;

  • Mantenha os seus terrenos limpos e livres de plantas invasoras, são a principal ameaça à floresta Laurissilva. As espécies invasoras têm uma grande capacidade de crescimento e dispersão, ocupam todo o espaço mas não proporcionam os mesmos benefícios que a floresta.
 

ecocompativel2 Esta campanha desenvolve-se no âmbito do projeto LIFE09/INF/PT/000045 – LIFE Eco Compatível – "Comunicando para a sustentabilidade socioeconómica, usufruto humano e biodiversidade em sítios da Rede Natura 2000 no arquipélago da Madeira".

São objetivos deste projeto promover e reforçar a compatibilidade entre o desenvolvimento das atividades socioeconómicas e culturais, como a pesca, agricultura e turismo de natureza, e a gestão das Reservas Naturais, áreas classificadas, habitats e espécies listadas nos anexos das diretivas que sustentam a Rede Natura 2000, através de:

  • Consciencializar para a aplicação das boas práticas os agentes envolvidos em atividade de turismo de natureza /visitantes/observadores de espécies, habitats, Reservas Naturais e sítios da Rede Natura 2000;

  • Consciencializar para a aplicação das boas práticas a população economicamente ou tradicionalmente ligada ao meio marinho, nomeadamente pescadores e populações costeiras;

  • Consciencializar para a aplicação das boas práticas a população economicamente ou tradicionalmente ligado ao meio rural nomeadamente agricultores e populações rurais.

  • Este projeto é gerido pelo Serviço do Parque Natural da Madeira em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, sendo cofinanciado pelo programa LIFE + Informação Comunicação – instrumento financeiro da Comunidade Europeia para apoiar a rede ecológica Europeia "Rede Natura 2000".

Mais dicas e informações visite www.lifeecocompativel.com

Sara Freitas
Serviço do Parque Natural da Madeira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.