1 1 1 1 1

O Requeijão da Madeira

requeijaoO queijo é um alimento muito antigo, anterior à Pré-História, embora não haja a certeza quanto à sua origem, se proveniente da Europa, Ásia Central ou do Médio-Oriente.

A mais antiga evidência arqueológica do fabrico de queijo foi encontrada em pinturas de uma tumba egípcia, datadas de cerca de 2.000 a.C.

Na Madeira, nunca houve uma tradição na produção de queijo e, quanto ao requeijão, as referências históricas existentes são poucas. Far-se-ia requeijão em muito pequenas quantidades e em ambiente doméstico.

A sua utilização mais remota deve ter estado associada à doçaria conventual, nomeadamente à confeção das afamadas "queijadas" à qual, na sua receita, não poderia faltar o requeijão.

 

req1Atualmente, sendo quase insignificante a produção de queijo na Madeira, como também muito residual a exploração dos gados ovino e caprino, o requeijão madeirense é produzido não de soros, mas integralmente de leite de vaca em natureza, após obtida alguma acidez.

Segundo o Dr. José Manuel Fonseca, o requeijão madeirense é "o produto lácteo obtido por precipitação ou coagulação, pelo calor, de leite inteiro acidificado naturalmente, o qual se apresenta de forma cremosa e de cor branca".

De acordo com análises colhidas, é possível constatar que, comparativamente ao requeijão tradicional, o requeijão madeirense apresenta um nível de gordura mais baixo, mas é muito mais rico em proteínas.


Cláudia Dias Ferreira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.