1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Aveia, um cereal na moda e… com razão!

aveia 1 Nos últimos anos, a aveia tem-se tornado num alimento muito conhecido e, no supermercado, já são inúmeros os produtos alimentares que publicitam conter aveia na sua composição, de modo a atrair os consumidores para o seu consumo. Um alimento que inicialmente se destacava entre os praticantes de exercício físico, em pouco tempo tornou-se apetecível para toda a população.
De facto, a fama da aveia justifica-se, por ser um cereal com um elevado valor nutricional, que sacia e sendo-lhe atribuídos diversos benefícios, entre outros, para a saúde intestinal.
aveia TABELA Um dos grandes proveitos da aveia prende-se com o seu teor em fibra, nomeadamente a fibra solúvel, designada por β-glucano. 

Este tipo de fibra, em contacto com a água, forma um gel que ajuda na manutenção da saciedade, tornando-se interessante para quem quer gerir o seu peso corporal, além de promover a regularização do trânsito intestinal, benéfico para quem apresenta obstipação. Por outro lado, o β-glucano, aliado a um teor significativo de proteína, confere à aveia um baixo índice glicémico, retardando a absorção de açúcar no sangue e favorecendo a estabilidade dos níveis de glicemia, pelo que é um ótimo cereal para ser incluído na rotina alimentar de crianças e jovens na idade escolar e de pessoas com diabetes.

 

Por fim, a aveia reduz a absorção do colesterol, sendo uma estratégia para baixar os níveis de LDL (o mau colesterol) e prevenir doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de fibra solúvel β-glucano é o farelo de aveia, seguido dos flocos de aveia e, por último, a farinha de aveia.

Destaca-se, ainda, que a aveia tem baixo teor em gorduras, sendo que as presentes são insaturadas, bem como um alto teor em vitaminas do complexo B e vitamina E, e alguns minerais como o magnésio.

Os flocos de aveia podem ser consumidos de várias formas: com água, leite ou bebida vegetal em forma de papas, juntamente com o iogurte num lanche ou em substituição da farinha de trigo em receitas, entre outros.

A indústria, adaptando-se às tendências, tem incluído a aveia em diversos produtos alimentares, como são exemplo as bolachas, pães, cereais, granolas e mueslis. Nestes produtos, é necessária uma leitura atenta dos rótulos, para garantir, por um lado, que a aveia se apresenta nos primeiros lugares da lista de ingredientes, e, por outro lado, analisar a presença de açúcares e gorduras na tabela de composição nutricional, que podem tornar o produto nutricionalmente menos indicado.

Assim, tendo em conta as propriedades descritas anteriormente, a aveia pode ser introduzida na alimentação e, com o regresso às aulas, por que não incluir no lanche dos seus filhos?

Aqui temos uma sugestão simples de bolachas de aveia que agradará a miúdos e graúdos:

Bolachas de aveia e banana (10 bolachas)

Ingredientes:

• 2 bananas (ou puré de 2 maçãs)
• 1 chávena de flocos de aveia finos
• 50g chocolate 80% cacau picado grosseiramente

Como fazer:

1. Pré-aquecer o forno a 180ºC
2. Com um garfo, esmagar as bananas
3. Juntar os flocos de aveia e o chocolate picado
4. Envolver tudo muito bem com um garfo
5. Com as mãos, moldar as bolachas
6. Levar ao forno por 15 minutos
7. Delicie-se!


A Nutricionista do SESARAM, EPERAM
Beatriz Azevedo (CP 4055N)