1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

A valorização da castanha

A cultura do castanheiro possui grande tradição na Região Autónoma da Madeira (RAM) e mantém, ainda hoje, um peso significativo na economia regional. Esta cultura encontra-se por toda a ilha, isoladamente ou em pequenos povoamentos, mas as principais manchas de soutos concentram-se nas freguesias do Curral das Freiras, da Serra de Água, do Campanário e do Jardim da Serra.

Sendo a freguesia do Curral das Freiras uma das maiores produtoras de castanhas da RAM, a Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural instalou na referida freguesia o Centro de Processamento da Castanha, o qual labora todos os anos, para esterilizar, calibrar e embalar a castanha regional, sendo uma das formas de valorizar o referido produto para venda em fresco.

Outras formas de valorizar a castanha são:

Castanha seca ou desidratada - ainda é uma das formas tradicionais de conservar este fruto. Este processo consiste em colocar as castanhas no caniço que está sobre as lareiras, as quais passada uma semana já estão secas, depois estas são colocadas num cesto de vime (utilizado nas vindimas), sendo pisadas ou maceradas, de modo a retirar a casca, ficando prontas para venda, ou então para armazenar em caixas de madeira para serem consumidas ao longo do ano, por exemplo: para fazer a tradicional sopa de castanha.

Castanha congelada - é outro modo de conservação e valorização, pois estas, após serem descascadas, podem ser conservadas a temperaturas entre os -18º a -20ºC, com atmosfera modificada, de modo a garantir uma melhor conservação, isto aplica-se no caso de objetivo comercial. Quando é para consumo próprio, ou seja, para serem conservadas nos nossos congeladores, podemos dar-lhe um corte na casca, fervê-las em água durante alguns minutos, retirando-lhe de seguida a casca e a “carepa” e congelá-las, para consumi-las ao longo de todo o ano.

Como tal, deixamos uma receita de lombo de porco com castanhas:

valorizacao da castanha 2 lombo de porco no forno Ingredientes

Lombo de porco, castanhas, cebola, pimenta, louro, alho, batatas, azeite, mel e vinho branco.

Preparação

Tempere o lombo de porco com sal, pimenta, louro, alhos com casca esmagados e vinho branco. Deixe marinar cerca de duas horas. Coza as castanhas num tacho com água temperada com um pouco de sal. Coloque no fundo de um tabuleiro as cebolas cortadas às rodelas e, por cima, as batatas cortadas aos cubos e o lombo, juntamente com a marinada. Tempere as batatas com um pouco de sal, regue tudo com o azeite e leve ao forno cerca de uma hora. De vez em quando, regue a carne e as batatas com o molho. Quando as batatas e a carne começarem a alourar, retire o tabuleiro do forno. Adicione as castanhas, pincele a carne com o mel e leve novamente ao forno por mais 10 minutos. Retire a carne do forno e sirva.

Farinha de castanha - para obtê-la, as castanhas são secas e moídas à semelhança dos cereais, no Centro de Processamento da Castanha existe um moinho com esta finalidade. Embora esta farinha não seja muito comercializada, é amplamente recomendada, pois não possui corantes, conservantes nem glúten e confere um genuíno, agradável e ligeiro sabor adocicado. Este derivado da castanha é uma das formas de confecionar produtos muito valorizados no mercado, denominados gourmet, como broas, bolos e pudins de castanha, entre outros.

 

Licor - é outra utilidade da castanha, muito tradicional na RAM principalmente na época natalícia, pelo que também deixamos a receita do licor de castanha:

valorizacao da castanha 3 licor compota farinha Ingredientes
600g de castanhas cruas descascadas e sem “carepa”, 600g de açúcar, 2 casquinhas de limão muito finas, 1l de aguardente, 1 colher de café de erva-doce (opcional).

Preparação
Deitar num frasco de boca larga as castanhas descascadas e trituradas grosseiramente, adicionar as cascas de limão, a aguardente, o açúcar e a erva-doce, agitar o fresco frequentemente (muito importante), deixar macerar durante 4 meses. Passado esse tempo, coar, filtrar e engarrafar.

Do ponto de vista nutricional, as castanhas são um verdadeiro tesouro, o qual deverá ser explorado ao longo de todo o ano.

Composição nutricional da castanha:

valorizacao da castanha 4 tabela nutricional
Fonte: https://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3143/2


Aurélia Sena
Direção de Serviços de Desenvolvimento Agronómico
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

Comentar

Código de segurança
Atualizar