1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

hortpimenta1A hortelã-pimenta (Mentha piperita) pertence à família Lamiaceae e é também conhecida como hortelã, hortelã-menta, spearmint e mint (inglês).

A Mentha spp. inclui os sinónimos botânicos Mentha crispa e M. villosa.

Na mitologia grega, Minthe era uma das amantes de Plutão. A esposa de Plutão, com ciúmes, transformou Minthe na planta de hortelã.

A hortelã é uma das plantas medicinais mais antigas utilizadas pelo homem, embora muitas pessoas tenham a tendência de confundir a hortelã com a menta e já os atenienses da antiguidade esfregavam as folhas de hortelã nos braços para melhorar a resistência.

Propriedades Medicinais:
- analgésico, anódino, antibacteriano, antiparasítico, antiespasmódico, antivirótico, aromática, carminativo, colagogo, diaforético, diurético, refrigerante, tónico digestivo, tónico estomacal, vasodilatador.

A infusão serve para disquinesia hepatobiliar, problemas dispépticos (flatulência, náuseas, vómitos) e infeções respiratórias. O óleo essencial da planta serve para a gripe, tosse e bronquite, inflamações orofaríngeas e disquinesia hepatobiliar.

Efeitos Colaterais e Contra-Indicações:
- a hortelã é uma erva medicinal considerada muito segura e pode ser usada até mesmo pelas pessoas mais debilitadas. No entanto, as crianças pequenas não devem usar o óleo de menta assim como as mulheres grávidas e lactantes, uma vez que o óleo pode diminuir o fluxo de leite.

Regina Pereira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural