1 1 1 1 1

funcho3O Foeniculum vulgare Mill. pertence à família Apiaceae e é um tipo de erva-doce, sendo uma planta aromática que pode ser cultivada praticamente em qualquer tipo de solo.

O nome funcho é derivado do latim "foenum", que significa "feno", devido às suas folhas que são finamente divididas.
Apesar de ser nativo da Europa, especialmente da região do Mediterrâneo, o funcho é cultivado hoje em muitas outras partes do mundo.

O funcho é uma planta medicinal também conhecida como fiolho, hinojo, finocchio, carosella, erva-doce e fennel (inglês).

As sementes do funcho possuem grandes propriedades medicinais, no entanto as folhas também são utilizadas na medicina popular.

Propriedades Medicinais:
Antiespasmódico, aromática, carminativo, diurético, expectorante, galactagogo, laxante, sedativo, tónico estomacal.

Na antiguidade, os atletas gregos comiam sementes de funcho para ganharem força, sem aumentarem o peso. Durante a Idade Média, as sementes eram mastigadas para disfarçar a fome em períodos de jejuns e durante longos sermões da igreja.

Na medicina alternativa, as sementes do funcho são usadas como um inibidor de apetite. Também ajuda a dispersar a congestão no fígado. Possui um sabor naturalmente doce que estabiliza os níveis de açúcar no sangue. Acredita-se que o funcho relaxa os músculos lisos na área tónica digestiva.

A erva é enriquecida com uma infinidade de ingredientes ativos que auxiliam no processo digestivo, na quebra de gordura e na eliminação de resíduos, promovendo a saúde do sistema digestivo.

Da infusão das sementes do funcho já foi feito um colírio para fadiga ocular. O cataplasma é usado em vapores faciais, cremes anti-rugas, perfume e pasta de dentes. O óleo e o unguento da planta são usados para dar tonalidade muscular. O gargarejo com a erva é indicado para rouquidão.

Efeitos Colaterais e Contra-Indicações:
O uso em excesso não é recomendado durante a gravidez e poderá inibir a ação do sistema nervoso.

Regina Pereira
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural