1 1 1 1 1

O limão

limao O que é o limão

O limão é um fruto que está disponível o ano todo. Existem diferentes variedades de limão: de formato oval, de vários tamanhos, com a polpa dividida em 8 a 10 segmentos, de casca lisa ou enrugada e com cores que vão do verde-escuro ao amarelo-claro.

Em termos nutricionais o limão distingue-se pelo seu baixo conteúdo em calorias e açúcares. Possui igualmente minerais, várias vitaminas e é também rico em antioxidantes: os limonóides, responsáveis pelo gosto amargo, e os flavonoides e cumarinas, que possuem propriedades anti-inflamatórias. No entanto, o limão é vulgarmente conhecido pela sua riqueza em vitamina C.

Existem alguns cuidados a ter quando se consome limão: o consumo excessivo deste fruto juntamente com outros alimentos extremamente ácidos pode favorecer a degradação do esmalte dentário e agravar a sintomatologia gástrica.

Convém mencionar que existe a crença que o consumo de água com sumo de limão emagrece. É falso e não passa de um mito que muitas pessoas continuam a acreditar, da mesma forma que não tem validade científica que os citrinos tenham o efeito de “cortar as gorduras”. No entanto, beber um copo de água com, ou sem, limão todos os dias de manhã em jejum tem efeitos benéficos: hidrata o corpo depois de uma noite sem beber água e ajuda ao bom funcionamento intestinal, especialmente se for consumida morna. Nestas condições, a água entra no organismo a uma temperatura próxima da corporal, o que faz com que o intestino relaxe favorecendo o seu funcionamento.

O limão na culinária

O limão tem inúmeras utilidades, bastando colocar algumas gotas para atribuir o seu sabor aos outros alimentos especialmente em pratos de peixe e marisco. Nas saladas pode ser utilizado como substituto de vinagre e nas marinadas com ervas aromáticas como substituto do sal. Um pouco de sumo de limão sobre a carne ou o peixe cozinhados ajuda a absorver o ferro que contido nestes alimentos.

Pode ser utilizado como bebida, tanto na forma de sumo (limonada), como em chá e infusões. Como ingrediente, geralmente é utilizado na confeção de sobremesas, bolos e gelados e a sua casca confere sabor a papas de amido de milho ou de aveia. O limão, partido em quartos ou em rodelas, também é utilizado como guarnição de pratos (o tradicional filete de espada) ou de sumos. A sua riqueza em antioxidantes permite que o sumo possa ser utilizado também como conservante caseiro de fruta partida e/ou descascada. A salada de fruta é o caso mais comum deste tipo de utilização, mas também pode ser utilizado para conservar a anona, um fruto altamente perecível.

 

Conservação do limão

O limão pode ser guardado à temperatura ambiente até uma semana antes de apresentar sinais de endurecimento. No entanto, se for colocado inteiro no frigorífico aguenta entre uma a duas semanas. Se for guardado em saco hermeticamente fechado no frigorífico, este período estende-se até às quatro semanas. Também é possível congelar o sumo do limão em cuvetes de gelo para ser utilizado mais tarde. Neste caso, o período de conservação pode chegar a um ano. Já o limão inteiro no congelador conserva-se até três meses.

Resumindo: o limão é um fruto muito rico nutricionalmente, versátil e pode ser usado tanto em marinadas e tempero de pratos, como na preparação de sobremesas ou sumos naturais!

Receita

Batatas assadas com limão

5 porções servidas como acompanhamento

Ingredientes

500gramas de batatas (de casca roxa)

3 limões

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de alecrim fresco

1 colher de chá de sal

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparação

Lave bem as batatas e corte, ainda com casca, em fatias de aproximadamente 0,4 cm. Se tiver uma mandolina, será bem rápido.

Numa taça, misture o sumo de um limão com azeite, alecrim, sal e pimenta, até formar um molho. Reserve.

Lave bem e corte dois limões em fatias muito fininhas, tomando cuidado para retirar os caroços.

Coloque numa travessa de vidro ou cerâmica, na seguinte ordem: limão, batatas e limão novamente, regando bem a parte das batatas com o molho. Pode até espalhar com as mãos, para ter certeza que todas as partes estarão cobertas.

Leve a travessa ao forno médio durante cerca de 25 minutos ou até que as batatas comecem a ficar douradas. Em seguida, vire as batatas e os limões e asse por mais 20/25 minutos, até que os cantinhos da travessa comecem a caramelizar.

Bom apetite!

 

Alexandre Tavares
Nutricionista do SESARAM, E.P.E.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.