1 1 1 1 1

ervacidreira1A erva-cidreira (Melissa officinalis L.) é uma planta aromática com propriedades medicinais, que pertence à família Lamiaceae, sendo também conhecida por Melissa, Melissa-Romana, Melissa-Verdadeira, Salva-do-Brasil, Salva-Brasileira, Bálsamo-de-Abelha, Bálsamo-Doce, Bálsamo-de-Limão, entre outros nomes populares.

A palavra Melissa deriva do grego e significa "mel de abelha", pois é a flor favorita das abelhas. Esta erva era sagrada no templo de Diana.

Propriedades Medicinais: Estudos alemães constataram que o óleo essencial da planta atua na parte do cérebro que controla o sistema nervoso autónomo e protege o cérebro de estímulos externos excessivos.

De igual modo, a erva-cidreira tem efeitos de baixar a tensão arterial, sendo aconselhada para diminuir as palpitações do coração devido à tensão. A erva-cidreira tem um efeito tónico sobre o coração e o sistema circulatório, causando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, atuando assim na redução da pressão sanguínea.

A infusão de erva-cidreira relaxa o sistema nervoso, induzindo a pessoa ao sono, e esta e o seu óleo essencial podem beneficiar pacientes com ansiedade e depressão, uma vez que os óleos voláteis na planta (particularmente a citronela) têm um efeito sedativo, mesmo em concentrações mínimas.

Também é usada para epilepsia, perturbações nervosas, insónias, desmaios, histerias e enxaquecas.

Por outro lado, a erva-cidreira, ao mesmo tempo que traz benefícios para o sistema nervoso, também possui propriedades medicinais carminativas que beneficiam o sistema digestivo, combatendo vários distúrbios intestinais, como flatulência (gases intestinais) e cólicas.

Efeitos Colaterais e Contra-Indicações: A erva-cidreira é considerada segura, inclusive para as crianças, mas pode baixar a função da tiróide, o que pode ser benéfico para algumas pessoas, mas pode prejudicar outras.

Regina Pereira

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.