1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

Quentes e boas... assim são as castanhas!

castanhas1 A castanha é a anfitriã da festa no Curral das Freiras no próximo fim-de-semana e, por isso, a rainha da nossa crónica este mês. Sem qualquer dúvida, uma das melhores coisas do outono é a chegada deste fruto seco às nossas mesas.

De nome científico Castanea sativa, este é um alimento rico em hidratos de carbono complexos, principal fonte energética utilizada pelo nosso organismo.

Composto em cerca de 50% por água, consegue ser menos calórico que os seus diferentes “familiares” consumidos no Outono, como as nozes, as avelãs, as amêndoas ou os amendoins, e com um teor em gordura muito inferior. Contém ainda um teor significativo de fibra, importante para prolongar a saciedade e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Em termos vitamínicos, a castanha prima pelo seu teor em vitamina E, com propriedades antioxidantes, e B6, que intervém no metabolismo das proteínas. É também uma excelente fonte de minerais, como o potássio, importante para a regulação da tensão arterial, e o magnésio, que contribui para a redução do cansaço e da fadiga.

 

Por não conter glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e cevada, pode ser consumida por pessoas com intolerância a esta proteína.

Por se assemelhar nutricionalmente aos alimentos do grupo dos cereais e derivados pelo seu elevado teor glicídico, a castanha pode substituir na alimentação diária os alimentos deste grupo, acrescentando diversidade à dieta.

Verifica-se que o seu consumo excessivo torna-as indigestas, pelo que se recomenda uma ingestão de não mais de quinze castanhas por dia.

Em termos culinários, a castanha é muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também utilizada como acompanhamento de pratos sob a forma de puré, na confeção de sopas, e mesmo na produção de pão, sobremesas, bolos e biscoitos.

Castanhas, castanhas... que boas que são! Eu até as comia de Verão!


Cláudia Melim
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nutricionista