1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (4 Votos)

Uma maçã por dia... nem sabe o bem que lhe fazia!

beneficios macas1 E com a maçã despedimo-nos da estação de verão nesta crónica!

Existem mais de 7 500 espécies desta fruta crocante, de interior esbranquiçado e casca com tonalidade variável, oriunda da macieira.

Deliciosa e versátil, pode ser consumida crua, cozida, assada ou desidratada, assumindo as mais variadas formas e sabores.

Contém um baixo valor energético, um bom teor de vitaminas A, C e E, importantes para o sistema imunitário, e minerais como potássio, essencial para manter o ritmo cardíaco e a atividade muscular, magnésio e fósforo, importantes para a redução do cansaço e fadiga.

Uma maçã média possui aproximadamente 4g de fibra, nomeadamente pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada à redução dos níveis do colesterol, ao prolongamento da saciedade, e ao normal trânsito intestinal. Estudos realizados sustentam a hipótese de reduzir 16% o nível de colesterol com apenas 2 maçãs na alimentação diária.

Esta fruta é ainda isenta de gorduras e constituída por aproximadamente 83% de água.

A sua riqueza em fitonutrientes, incluindo flavonóides, torna-a uma fruta com ótimas propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger contra doenças coronárias e ainda na atenuação da degradação óssea que ocorre durante a menopausa.

 

Dois estudos, um realizado na Austrália e outro no Reino Unido, verificaram que a ingestão habitual de maçãs está associada a uma redução do risco de asma em indivíduos adultos. Um estudo provou que comer uma maçã 15 minutos antes de cada refeição faz com que se consuma até 200 calorias a menos.

A maçã também está associada à prevenção de alguns tipos de cancro, nomeadamente cancro do cólon, fígado e mama, graças aos compostos triterpenóides, pelo seu potente efeito inibidor sobre o crescimento de células cancerosas.

Um outro estudo publicado em 2012 no American Journal of Clinical Nutrition descobriu ainda que as maçãs estão associadas a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2, por causa de uma classe de antioxidantes, as antocianinas.

Com ou sem casca? O ideal é consumir com casca, uma vez que esta possui vitaminas, fibras e outros elementos funcionais como antioxidantes.

Diante de todas estas evidências, o velho dito popular “an apple a day keeps the doctor away” torna-se uma das grandes verdades da sabedoria popular!


Cláudia Melim
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Nutricionista

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.