1 1 1 1 1

Da Terra à Mesa, com gambas da Madeira

da terra da terra3

Da Terra à Mesa é um programa diário sobre os mais diversos produtos agroalimentares regionais, acompanhando todo o percurso desde a produção agrícola e pecuária até ao processamento industrial.

Apresentado por Luís Reis, resulta de uma parceria entre a Antena 1 RDP-Madeira e a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, envolvendo ainda outras instituições e individualidades.

Diariamente, agricultores, produtores, chefes de cozinha e enólogos, entre muitos outros, colaboram no sentido de fornecerem aos ouvintes informações, conselhos e receitas que promovem e valorizam o que de melhor o sector tem para oferecer aos consumidores madeirenses, demonstrando assim a qualidade e a variedade dos produtos regionais.

 

Dando continuidade a este propósito, o programa gravado no passado dia 22 de setembro, na Quinta do Bispo, em São Jorge, contou com a presença do enólogo Francisco Albuquerque e do Chef Benoit Sinthon, que, reinterpretando o tradicional churrasco, utilizou a gamba da Madeira, revelando a excelente qualidade deste marisco dos mares profundos e todo o seu potencial.

A gamba da Madeira, Plesionika edwardsii, forma agregados densos e contínuos em todos os tipos de fundos, com algumas diferenças na sua distribuição vertical nas ilhas Macaronésicas, distribuindo-se preferencialmente entre os 150 e 400 metros de profundidade.

Nos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias foram estimadas biomassas mínimas, respetivamente de 40, 350 e 300 toneladas, que permitem uma expetativa de exploração anual sustentável de 10, 88 e 80 toneladas com uma arte de pesca, inovadora nestas áreas (covos semi-flutuantes) e com pouco impacto no meio ambiente e recursos marinhos.

De carne firme e ligeiramente doce, com baixo conteúdo em gordura e alto em proteínas, ómega-3 e 6, atinge um peso máximo de 26,2 g, sendo muito apreciada na gastronomia, como se pôde facilmente constatar na ocasião.