1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

15 de maio - Dia Internacional da Família

DM familia DICAs 2O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio desde 1994. Este dia foi escolhido pela Assembleia Geral da ONU e tem por objetivos destacar a importância da família e o seu relevo na base da educação infantil; reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família; consciencializar a população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades; e sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

A alimentação, para além do seu papel de nutrir o organismo, também é importante para a socialização e partilha de costumes e cultura. Ainda na barriga da mãe, a alimentação é determinante para o crescimento e desenvolvimento do filho, influenciando a saúde futura daquele, nomeadamente no que toca à prevenção de doenças crónicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, hipertensão, a doença cardiovascular e cancro). Desta forma, é no núcleo familiar que são transmitidos comportamentos e preferências alimentares basilares e que relevam para a vida futura.

As refeições devem ser, sempre que possível, realizadas em família, com todos os membros do agregado sentados à mesa e de preferência sem distracções. É importante que, desde cedo, as crianças sejam incluídas na aquisição dos produtos alimentares e preparação das refeições, permitindo manipular alimentos e melhorando a aceitação dos mesmos. Podem também participar na colocação dos talheres, guardanapos e copos na mesa e ter um papel mais ativo nos momentos de refeição. Nas famílias que possuam uma horta, é sempre positivo incluir as crianças nas atividades de cultivo, o que, para além de proporcionar momentos gratificantes em família, promove o envolvimento com a natureza e uma maior aceitação de produtos hortofrutícolas.

 

DM_familia_DICAs_1.jpg É consabido que os adultos são os modelos das crianças e que a disponibilização e consumo de alimentos saudáveis permitirá que durante a infância sejam adquiridos hábitos alimentares mais saudáveis. A convivialidade à mesa facilita a interacção e a aproximação familiar, contribuindo para a harmonia dentro do agregado.

A dieta mediterrânica - considerada uma das mais saudáveis do mundo e reconhecida pela UNESCO enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade - relembra a partilha do prazer da alimentação e a concepção da centralidade do momento da refeições, contribuindo para o estado de saúde e bem-estar físico e mental. Os princípios da dieta mediterrânica assentam na produção alimentar sustentável, na alimentação saudável com respeito pela tradição e cultura dos países da região do mediterrânio, pela convivialidade e partilha à mesa e pela adoção de um estilo de vida saudável.

O respeito pela sazonalidade dos alimentos, o recurso a produtos locais e a confeção mais simples e frugal (caldeiradas, ensopados, sopas e jardineiras, cozidos entre outros), transmitidos de geração para geração são, assim, características fundamentais da dieta mediterrânica e contribuem, no seu conjunto, para uma família saudável, harmoniosa e feliz.


Tenha um feliz e saudável Dia da Família!


Mónica Campos CP- 0136 N
Nutricionista do SESARAM, EPE

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.