1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

“Desperdício Zero, Reutilização Sempre”

desperdicio alimentar cartaz

 

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Serviço de Defesa do Consumidor, associou-se ao ano nacional de combate ao desperdício alimentar através da promoção de uma campanha de sensibilização alusiva a esse tema, intitulada “Desperdício Zero, Reutilização Sempre”.

Desde 2016, o Serviço de Defesa do Consumidor tem vindo a realizar em toda a Região, sessões de sensibilização e esclarecimento a consumidores e agentes económicos, com o objetivo de contribuir para uma consciência e atitude alimentar responsável e sustentável, fundamental para a redução do desperdício alimentar na Madeira.

Ao mesmo tempo, este Serviço tem vindo a promover um consumo alimentar nutricionalmente adequado, dando prioridade ao consumo de alimentos de produção local.

Neste âmbito, consideramos oportuna a apresentação de receitas elaboradas com aproveitamento de alimentos. Assim, temos convidado vários chefs para apresentarem receitas originais e saudáveis, concebidas com sobras de comida, em perfeito estado para serem consumidas.

Visa-se o objetivo de despertar, no domínio alimentar, uma cada vez mais profunda consciência cívica dos Consumidores em geral e, em especial, de todos os envolvidos no processo de produção. Só assim será possível construir e reforçar uma atitude coletiva, responsável e sustentável, determinante para a redução do desperdício alimentar na Madeira.

Ao mesmo tempo, tentaremos criar um elo mais profícuo entre um consumo alimentar nutricionalmente adequado e a preferência pelos alimentos de produção regional.”

Assista à ação de sensibilização sobre o tema, no próximo sábado, dia 13 de julho, às 11h, integrada no programa da 64.ª Feira Agropecuária.

Graça Moniz
Serviço de Defesa do Consumidor