1 1 1 1 1

Mais ciência e tecnologia no futuro da alimentação

futuro alimentacao Esta foi uma das conclusões da conferência “The Future of Food – Envisioning our Food Systems”, organizada pela Sonae MC, no passado mês de junho. Operadores de retalho, nacionais e internacionais, investigadores e empreendedores debateram durante dois dias os desafios e oportunidades do futuro da alimentação. Discutiu-se a economia circular, a nutrição, a ciência alimentar e a logística, partilhou-se o conhecimento e promoveu-se a aproximação dos diferentes atores do sector alimentar presentes. Juntos, concluíram que «as alterações dos sistemas alimentares passarão, sobretudo, pela aposta na investigação aplicada, pela tomada de decisões com base científica, pela valorização de resíduos e pela integração de novas tecnologias no sistema alimentar. A agricultura urbana, designadamente vertical, será também uma realidade mais presente».

 

Na conferência, salientou-se ainda que o futuro da alimentação passará pela introdução, e crescimento da adoção, de novas fontes de proteína, pelo desenvolvimento de alimentos de substituição de refeições, pela nutrição personalizada e pela aposta na economia circular, que valorize excedentes, diminua a pressão sobre os recursos da biosfera e contribua para a luta contra a fome e a má nutrição.

Nuno Lopes Gama, Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologias do Futuro na Sonae, afirmou que «a conferência, além de ter conseguido reunir atores representativos dos diferentes sistemas intervenientes na temática, foi também um espaço privilegiado de construção e reforço da nossa rede colaborativa e será, com toda a certeza, um primeiro passo para o desenvolvimento de projetos partilhados de investigação, desenvolvimento e inovação, que nos ajudarão a construir o futuro da alimentação em que acreditamos e estamos apostados».

 

Fonte: Revista Frutas, Legumes e Flores citado pelo Boletim Informativo Semanal n.º 29 de 16 de julho de 2017 do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN)