1 1 1 1 1

Saúde envolve todo o governo na promoção da alimentação saudável

alimentacao saudavel reuniao O Governo prepara uma estratégia regional para a promoção da alimentação saudável. A primeira reunião do grupo de trabalho intersectorial para a preparação desta Estratégia Regional decorreu no dia 3 de março na Secretaria Regional da Saúde (SRS) com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.

Esta estratégia será transversal e por isso reúne representantes de vários departamentos do Governo Regional da Madeira, nomeadamente as secretarias da Educação; da Inclusão e Assuntos Sociais; da Agricultura e Pescas, da Saúde (IASAÚDE e SESARAM) que coordena a referida estratégia.

A evidência científica reconhece os hábitos alimentares inadequados como um dos principais fatores de risco modificáveis nas doenças crónicas, que representam 68% principais causas de morte.

 

A SRS na convicção que as bases da saúde e do bem-estar encontram-se maioritariamente fora do sector saúde apela à intervenção intersectorial para a criação de ambientes saudáveis, com o desígnio de garantir a saúde e o bem-estar da população, a sustentabilidade ambiental, a equidade no acesso à alimentação e potenciar o desenvolvimento económico, através de valor acrescentado e de emprego.

A promoção e disponibilidade física e económica dos alimentos, que se enquadram num padrão alimentar mais saudável, proporciona condições para que sejam progressivamente integrados nas rotinas diárias da população, mas a sua concretização requer o envolvimento por parte dos intervenientes na produção, distribuição e no consumo.

Numa nova ambição para a saúde pública dos madeirenses, a SRS propõe o entendimento entre os vários sectores num compromisso de ações concertadas com o objetivo comum: Promoção da Alimentação Saudável e Segura na população da Madeira.

Neste grupo de trabalho, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas faz-se representar pela Direção Regional de Agricultura, na pessoa da Eng.ª Ana Ghira, Chefe da Divisão da Inovação Agroalimentar.

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.