1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

As alterações climatéricas e suas consequências no regime hídrico

ARM4Todos nós já nos apercebemos que o clima está a mudar.

Sabemos que as estações do ano já não são como eram antigamente. Verificamos que as chuvadas no Outono, no Inverno e na Primavera são cada vez menos frequentes.

De facto, os registos meteorológicos obtidos na Região Autónoma da Madeira nos últimos anos comprovam que a precipitação tem vindo a diminuir. Paralelamente, os consumos de água potável e de água de rega pela população têm vindo a aumentar.

Dado que as épocas de maior consumo de água não coincidem com as épocas de maior precipitação, a Região tem vindo a investir na construção de lagoas artificiais, que armazenam a água das chuvas de Inverno para as distribuir no Verão. Contudo, como não é possível controlar a precipitação que ocorre, essas reservas de água poderão ser insuficientes.

 

 

Sendo a água essencial à vida e um recurso cada vez mais escasso, devemos modificar os nossos hábitos de consumo para que a água não falte nas torneiras das nossas casas e na agricultura. São medidas simples, que todos podem adotar, e que permitem diminuir o consumo da água sem afetar a nossa qualidade de vida.

medidas para poupar agua

 

ARM, SA