1 1 1 1 1 Pontuação 3.67 (3 Votos)

Campanha para a poupança de água

campanha poupanca de agua1

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA) e com o apoio da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, S.A., iniciou este mês uma campanha de sensibilização para a poupança de água em vários órgãos de comunicação social, nomeadamente a televisão (com um spot televisivo que vai para o ar às 4.as feiras e aos domingos no intervalo do Telejornal da RTP Madeira), rádio, imprensa escrita (com anúncios no Jornal da Madeira e Diário de Notícias Madeira) e redes sociais - facebook.com/aguasdamadeira e twitter.com/aguasdamadeira.

O objetivo primordial da campanha consiste na demonstração inequívoca de que é possível, diariamente e com pequenas mudanças de hábitos, reduzir substancialmente o consumo de água, até porque é um imperativo global que toda a população assuma uma atitude de responsabilização individual, como forma de coletivamente marcar a diferença.

 

Na verdade, só adotando um consumo racional do recurso hídrico se pode garantir que, hoje e futuramente, este seja disponibilizado em quantidade e qualidade para o consumo de toda a população, bem como para outros fins essenciais como, por exemplo, o abastecimento agrícola.

Nesse sentido, a campanha contemplou uma métrica perfeitamente entendível para que toda a população compreenda a dimensão do desperdício de água, quando não são adotadas pequenas alterações na sua rotina diária.

As alterações climáticas, com o aquecimento global e a diminuição da precipitação, bem como a ocorrência de eventos extremos mais frequentes, incorrem em efeitos diversos, desde elevados prejuízos económicos decorrentes de cheias, secas, furacões, inundações marítimas, ondas de frio e de calor até à catastrófica perda de vidas humanas.

A Estratégia Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas, adotada em abril de 2013, refere que as nove Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, como a Região Autónoma da Madeira (RAM), requerem, devido às suas especificidades, atenção especial por serem particularmente vulneráveis aos impactos das alterações climáticas, nomeadamente à elevação do nível do mar e a eventos climáticos extremos. Tem-se verificado, pela história da Região, que essa é uma constatação inequivocamente comprovada.

Particularmente nos recursos hídricos, o aquecimento global, a diminuição da precipitação e o aumento do nível médio do mar, irão provocar uma diminuição da quantidade e qualidade da água subterrânea. Esta é uma situação problemática, uma vez que este recurso corresponde à principal fonte de abastecimento, satisfazendo na Madeira cerca de 70% das necessidades de consumo da população.

No desenvolvimento do projeto CLIMA, que culminará na Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas da Região Autónoma da Madeira (Estratégia CLIMA - MADEIRA), e que será apresentada publicamente em setembro de 2015, uma das medidas consideradas prioritárias para este sector, sem prejuízo de outras que possam ser consideradas, consiste no investimento em soluções e campanhas de sensibilização para a poupança de água, como aquela que agora será lançada.


ARM, SA

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.