1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (3 Votos)

Profissão: levadeiro

levadeiros2 Levadeiro é uma profissão exclusivamente madeirense, fruto do seu sistema público de regadio único no mundo – as levadas.

O dicionário Priberam da Língua Portuguesa define o levadeiro como a "pessoa que distribui águas de rega através de levadas ou que cuida da sua manutenção". Contudo, um levadeiro faz muito mais do que isso.

Durante a época de regadio, os levadeiros são responsáveis por garantir que a água circule sem impedimentos nas levadas e chegue aos tornadoiros dos vários regantes no horário estabelecido.

O seu trabalho inicia-se bem cedo, pois para que os regantes possam começar a regar os seus terrenos às 8h, é necessário abrir os reservatórios e as caixas divisórias atempadamente.

Alguns dos locais de abertura da água estão localizados em zonas distantes e de difícil acesso, pelo que há que contabilizar o tempo que se demora a chegar ao local e o tempo que a água demora a percorrer os canais até chegar ao tornadoiro do primeiro regante.

Depois de abrir a água, o levadeiro vai conduzindo-a até aos locais programados para esse dia, desviando e partilhando os caudais e desobstruindo os canais de rega para promover o avanço da água.

 

Em média, cada levadeiro é responsável pelo fornecimento de água de rega a 244 tornadoiros em cada giro, período entre duas regas consecutivas.

Durante a distribuição da água de rega, o levadeiro efetua as manobras necessárias na rede pública de distribuição, auxilia os regantes, resolvendo conflitos, prestando informações e procurando a água quando esta não chega ao local certo na hora certa e comunica os problemas que vai detetando na rede pública de distribuição de água de rega aos serviços centrais.

Como o seu trabalho se desempenha no terreno, conhecem como mais ninguém os regantes, as parcelas e os canais de rega, sendo elementos fundamentais para estabelecer contactos com os regantes e para colaborar com os técnicos das mais diversas valências na resolução de variadas situações.

Fora da época de regadio, o trabalho dos levadeiros consiste na limpeza e na manutenção das levadas. Também auxiliam na elaboração dos horários de rega da época de regadio seguinte, efetuam a distribuição das faturas e dos horários de rega de cada um dos clientes e colaboram com os funcionários afetos às cobranças realizadas nos diversos locais da ilha.

Existe ainda uma categoria de levadeiros com uma função especial: os Guardas de Canal. São aqueles que percorrem as levadas principais 24 horas por dia, garantindo que o abastecimento de água às estações de tratamento de água potável se processa de forma contínua e uniforme, para que não falte água nas nossas casas.


ARM, SA