1 1 1 1 1

"à sombra da bananeira..." -  problema n.º 3 

O vencedor do problema n.º 2 dos passatempos "à sombra da bananeira" foi o subscritor do DICAs, o sr. José J. Ferreira, que irá receber um exemplar do livro de Carlos Ruiz Zafón, O Labirinto dos Espíritos.

Para o terceiro problema de "à sombra da bananeira", o prémio será um exemplar do livro de Ed Yong, Nós, os Micróbios e uma Visão Alargada da Vida.

Sinopse:

Estes companheiros microscópicos esculpem os nossos órgãos, protegem-nos das doenças, orientam o nosso comportamento e bombardeiam-nos com os seus genes. E neles reside também a chave para compreender a vida na Terra. Neste livro, Ed Yong convida-nos a ver o organismo humano e o dos outros animais a uma nova luz: menos como indivíduos e mais como ecossistemas florescentes. Ficamos a conhecer a ciência invisível dos corais que constroem os recifes imponentes e das lulas que criam espetáculos luminosos.

 

Percebemos como as bactérias alteram a reação aos medicamentos oncológicos, afinam o sistema imunitário, influenciam a evolução e modificam até a constituição genética. E ficamos a conhecer os cientistas que manipulam estes parceiros microscópicos em nosso proveito. Este livro alterará radicalmente o modo como pensamos na natureza e como nos vemos a nós próprios.

Críticas de imprensa:

«Este livro conta-nos uma história fantástica. Ed Yong é um talentoso divulgador científico britânico.»
New York Times

(extraído, com a devida vénia, de https://www.bertrand.pt/livro/nos-os-microbios-e-uma-visao-alargada-da-vida-ed-yong/18978594)

 

PROBLEMA n.º 3 - ABRIR