1 1 1 1 1 Pontuação 4.00 (1 Votos)

"à sombra da bananeira..." - a nova rubrica do DICAs

"À sombra da bananeira", assim de chofre, pretende qualificar pessoa dada às artes da preguiça (não por acaso um dos sete pecados capitais), da sorte de dádiva dos antepassados, do “dolce far niente” e outros atributos que não abonarão em nada quanto à especial apetência, ou necessidade, do alvo pelo débito de suor, ou seja, pelo esforço, pelo trabalho. A utilização desta expressão para intitular a presente rubrica, é-o no seu sentido literal. E que bem que saberá, quando o calor aperta ou o sol é mais inclemente, encontrar um retiro fresco sob o folhame de um bananal? E nesse suave remanso retemperador, um merecido intervalo para quem trabalha de facto, não deixar adormecer totalmente o cérebro, e dar-lhe algum exercício prazeroso? Também foi para isso que se criaram os “passatempos” e, neste caso particular, as “Palavras Cruzadas”…

Este passatempo, conquanto num formato algo rústico, já seria praticado no Antigo Egipto, sendo que as primeiras palavras cruzadas dos tempos modernos estão atribuídas a Arthur Wynne e publicadas no jornal New York World, em 1913.

As palavras cruzadas, além de entretenimento, geram benefícios à saúde mental e ainda testam/levam cultura a quem as resolve.

Como não poderia deixar de ser, tratando-se do “DICAs”, as palavras cruzadas que constarão desta nova versão da “à sombra da bananeira…” terão por temática dominante a agricultura, os animais, a natureza e (muitas outras) “coisas” boas da vida, como a cultura.

 

Na edição do DICAs da última semana de cada mês, será publicado um novo problema. Na edição anterior à publicação de um novo problema, neste mesmo espaço, será divulgada a sua solução e indicado o respetivo premiado (o primeiro leitor a enviar a solução correta dentro do prazo fixado) e correspondente prémio.

Por último, é de referir que a introdução deste passatempo no “DICAs” constitui igualmente uma singela homenagem ao Sr. Miguel João Silva Passos Klut, já falecido, um grande apaixonado por palavras cruzadas, e com quem o autor, durante alguns anos, partilhou desafios frequentes (e diga-se que ao sr. Klut nunca venceu) na resolução de problemas recortados do diário vespertino “A Capital”.

Para participar: envie o problema, já resolvido, para o endereço de correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até às 18h00 do próximo dia 17 de junho.

Bom passatempo!

PROBLEMA n.º 1 - ABRIR

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.