1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

As estações meteorológicas da Ilha da Madeira registaram temperaturas médias entre os 15 a 17 ºC, embora as estações das Achadas da Cruz e do Santo da Serra tenham registado valores mais baixos, condições climatéricas estas que contribuem para o bom desenvolvimento das culturas da época.

De qualquer modo, é necessário efectuar regas para a maior parte das culturas, nomeadamente as hortícolas, dado que apenas os postos meteorológicos da costa norte da Madeira registaram alguma precipitação.

Para que a operação de rega seja mais eficiente, deve ser efetuada no final da madrugada ou no início do dia. Nas culturas hidropónicas em estufa, deve ser aumentada a frequência de rega à medida que a temperatura sobe. Deste modo, mantém-se o equilíbrio entre a quantidade de água fornecida e as necessidades para o bom desenvolvimento da cultura.

 

previsoes meteorologicas(NOTA)

Para os próximos dias, está previsto um ligeiro aumento da média das temperaturas máximas.

Associada à diminuição da humidade relativa do ar que se fará sentir ao longo da semana, está a reduzida probabilidade de ocorrência de precipitação.

Desde que haja disponibilidade de água de rega, as condições são favoráveis ao desenvolvimento das culturas da época, por exemplo, à sementeira de milho e feijão maduro, produtos com grande procura no mês de junho, mês dos Santos Populares. Esta é também a época própria para a operação de transplante do cebolinho e sementeira da batata para a época de Primavera/Verão.

Em relação à anona, após a colheita, quando o terço superior da copa estiver com folhas amarelecidas, deverá ser realizada a operação de "poda de inverno".

Para mais informação relativamente ao controle das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190