1 1 1 1 1

Meteorologia Agrícola
A informação técnica ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

Da análise dos apuramentos meteorológicos da passada semana, destacam-se desde logo os valores significativos da precipitação ocorrida na costa norte da Ilha da Madeira (Santana e Achadas da Cruz) bem como na parte central (Santo da Serra), valores esses que contrastam claramente com a ausência prolongada e já preocupante de chuva na costa sul.

Este contraste leva a uma abordagem inversa quanto às práticas culturais. Assim, se na costa norte o problema é evidentemente a chuva abundante e persistente, na costa sul torna-se necessário proceder à rega das culturas.

No norte da ilha, os agricultores sentem dificuldade em intervir nos terrenos para preparar as sementeiras ou plantações devido ao elevado teor de água no solo. Torna-se igualmente difícil efetuar qualquer operação para prevenir ou curar doenças provocados por fungos que surjam devido aos valores elevados de precipitação e sobretudo de humidade relativa do ar.

 

previsoes meteorologicas(NOTA)

No que concerne as culturas da costa sul da Madeira, para que estas obtenham boas produtividades, é imperioso proceder à respetiva rega.

Outro facto que ocorreu na passada semana, sobretudo nas zonas localizadas a cotas médias/altas foram ventos, por vezes fortes, que afetaram as culturas e provocaram prejuízos mais ou menos relevantes. Nestes casos, de stress das culturas, relembra-se a conveniência da aplicação de bioestimulantes, sobretudo nas culturas hortícolas. Esta estratégia acelera a restabelecimento do ciclo das plantas.

As previsões meteorológicas fornecidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até ao dia 9 de março apontam, genericamente para a manutenção das condições meteorológicas que têm ocorrido nas últimas semanas, ou seja, chuva e humidade relativa do ar a norte e tempo seco a sul. As previsões apontam igualmente para a pequenas oscilações dos valores de temperatura do ar.

Para mais informação relativamente a questões de caráter técnico relacionadas com a produção agrícola deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190