1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

Da observação dos registos das estações meteorológicas de toda a Ilha da Madeira, destaca-se o aumento dos valores da humidade relativa do ar associado à precipitação na costa norte da ilha, não ocorrendo, contudo, na costa sul, pelo que se aconselha os agricultores a efectuarem uma rega às culturas, sobretudo nas culturas hortícolas e na cultura da bananeira.

Estas culturas, exigentes em água, possuem um sistema radicular superficial, incapaz de captar água a profundidades acima dos 30cm, sendo aconselhável regar com alguma frequência, de modo a garantir a absorção de água e nutrientes mais eficiente.

 

previsao meteorologica(NOTA)

As previsões para a próxima semana apontam para um ligeiro aumento das temperaturas máximas e mínimas ao longo da semana na costa sul.

Da análise das previsões, a probabilidade de ocorrência de precipitação na Ilha da Madeira, quer a norte quer a sul, é fraca.

Estas condições favorecem o início dos preparativos dos terrenos, sobretudo da costa norte, para as novas épocas de plantação e para o desenvolvimento das culturas da época primavera/verão que se aproxima.
Entende-se ainda não ser necessário recomendar neste momento qualquer operação no sentido de prevenir doenças ou pragas nas culturas agrícolas desenvolvidas ao ar livre.

Para mais informação relativamente à prevenção e/ou tratamento deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:


- No âmbito da produção convencional (proteção integrada)

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190