1 1 1 1 1

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

As temperaturas médias do ar registadas na passada semana foram relativamente baixas, a exemplo das registadas nas semanas anteriores, mas normais para esta época do ano.

Já o nível de precipitação, sobretudo na costa sul da Ilha da Madeira e na área compreendida entre as freguesias do Caniço e do Estreito da Calheta, é muito inferior à média dos últimos 30 anos.

Esta quase ausência de pluviosidade, faz com que seja necessária a operação da rega das culturas, uma operação que normalmente não é necessária durante o período de inverno. Este facto leva-nos também a lançar um alerta aos agricultores e ao público em geral para a necessidade da racionalização no uso da água de rega e para o interesse na introdução de sistemas de rega que permitam essa racionalização, entre outras inúmeras vantagens.

 

previsoes meteorologicas(NOTA)

Para os próximos dias, prevê-se ainda uma ligeira redução das temperaturas máximas e mínimas, nas duas vertentes da Ilha da Madeira e a continuação de fraca precipitação na vertente norte. Esta precipitação persistente na costa norte poderá provocar algum transtorno aos agricultores, ao atrasar a preparação dos terrenos para a operação da sementeira da batata, que ocorre durante o final do mês de fevereiro e início do mês de Março.

Por outro lado, o baixo nível de humidade relativa do ar na costa sul da Madeira, é desfavorável ao desenvolvimento de doenças provocadas por fungos, pelo que as culturas de ar livre a decorrer, se forem as adaptadas à época do ano, não necessitam em princípio da aplicação de produtos para combater doenças fúngicas. No entanto, aconselha-se os agricultores da costa norte a estarem atentos à ocorrência destes problemas.

Para mais informação relativamente ao controle das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190