1 1 1 1 1 Pontuação 5.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

Os valores médios da temperatura do ar registados na última semana foram os normais para a época do ano, embora em algumas estações meteorológicas tenham registado valores mais baixos do que é habitual, como é o caso das Achadas da Cruz, concelho do Porto Moniz.

Os valores de precipitação registados na última semana foram muito reduzidos, quase insignificantes na maioria dos postos meteorológicos, excepto no posto das Achadas da Cruz, concelho do Porto Moniz.

Nas diferentes estações da ilha foram registados ventos fracos provenientes do Norte, acompanhados de humidades relativas do ar com valores relativamente baixas.

Estas temperaturas baixas, associadas aos valores de humidade e precipitação registados por toda a ilha, são óptimas para as culturas frutícolas de clima temperado (macieiras, pereiras, ameixieiras, etc.) e para algumas hortícolas, variedades de outono /inverno (couve flor, couve brócolo, couve repolho).

 

previsao meteorologica(NOTA)

Para os próximos dias está previsto uma pequena diminuição da média das temperaturas máximas e mínimas, com um ligeiro agravamento para o final da semana.

Associada a esta diminuição de temperatura está a reduzida probabilidade de ocorrências de precipitação durante a semana. No entanto, está prevista a ocorrência de chuvas para o final da semana, tanto na costa norte como na costa sul.

Estas condições continuam a ser favoráveis ao desenvolvimento das culturas da época, sem haver necessidade de realizar tratamentos extraordinários.

Um vez que os valores da evapotranspiração têm sido baixos, principalmente na costa Sul, aconselhamos os agricultores a estarem atentos às necessidades hídricas das culturas hortícolas da zona Sul e à ocorrência de algum problema fitossanitário, de forma a manterem ativas as medidas preventivas.

Caso seja necessário, devem optar por fazer aplicações com aminoácidos, permitindo assim às plantas, principalmente as de pequeno porte e de sistema radicular superficial, superar com facilidade os estados críticos a que estão sujeitas.

Para mais informação relativamente ao controle das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190