1 1 1 1 1 Pontuação 3.00 (1 Votos)

Meteorologia agrícola
A informação técnica semanal ao seu dispor!

apuramentos meteorologicos(LEGENDA)

Os valores da temperatura média do ar registados na generalidade das estações meteorológicas confirmam o previsto na semana passada.

A precipitação significativa registada na totalidade das estações meteorológicas da costa norte da ilha da Madeira leva a não seja necessário, nem sequer aconselhável, a realização de operações de rega.

No caso das culturas conduzidas sob coberto, e face à elevada humidade relativa do ar, a rega deverá ser adaptada a estas condições e reduzida ao mínimo sempre necessário, de modo a minimizar o risco de doenças criptogâmicas.

 

previsao meteorologica(NOTA)

Para os próximos dias, está previsto um ligeiro aumento da média das temperaturas máximas e mínimas, favorável ao bom desenvolvimento das culturas, bem como a reduzida probabilidade de ocorrência de precipitação na zona sul e alguma probabilidade na costa norte.

Estas condições continuam a ser favoráveis ao desenvolvimento das culturas da época, sem haver necessidade de realizar tratamentos para as culturas frutícolas ou hortícolas. No entanto, uma vez que a média das temperaturas irá subir e os valores da evapotranspiração têm sido baixos, aconselha-se os agricultores a estarem atentos à ocorrência de algum problema fitossanitário e mantenham ativas as medidas preventivas.

Aconselha-se ainda os agricultores a estarem atentos às necessidades hídricas de algumas culturas, principalmente as hortícolas na zona Sul. Caso seja necessário, optar por fazer uma rega ao início do dia, garantindo a disponibilidade de água na altura em que as plantas estão com maior actividade fotossintética.

 

Para mais informação relativamente ao controlo das doenças ou pragas das culturas deverá contactar os seguintes serviços da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural:

- No âmbito da produção convencional (proteção integrada):

Direção de Serviços de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Divisão de Assistência Técnica e Mecanização Agrícola
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 211 260

Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural
Divisão de Apoio ao Agricultor
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 214 310

- No âmbito da produção biológica:

Direção de Serviços de Desenvolvimento de Agricultura e Pecuária Biológica
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telef.: 291 744 190

Comentar

Código de segurança
Atualizar

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Pode consultar a nossa Política de Privacidade aqui.